segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Partido de Marina depende de cartada jurídica

Isadora Peron

A 20 dias do prazo final para obter registro no Tribunal Superior Eleitoral, a Rede Sustentabilidade já admite que não conseguirá cumprir o requisito de 492 mil assinaturas validadas de eleitores. Para formalizar a criação do partido, o grupo ligado à ex-senadora. Marina Silva prepara uma última cartada jurídica.

Na quarta-feira, o partido apresentará um lote de 150 mil fichas de apoio certificadas. Com isso, terão conseguido levantar pouco mais de 450 mil. Para alcançar o mínimo necessário, a Rede entrara com um. recurso no TSE pedindo para. que sejam validadas cerca de 90 mil assinaturas que foram recusadas pelos cartórios eleitorais sem justificativa.

Nesta semana, a ministra relatora do caso, Laurita Vaz, encaminhará o processo para o Ministério Público Eleitoral O órgão, tem dez dias para analisar o pedido e deve recomendar que o registro seja deferido somente se todos os requisitos legais tiverem, sido cumpridos.

O discurso adotado pela Rede desde que deu entrada, com o pedido no TSE, em 26 de agosto, é de que a sigla foi aí d ma da lentidão e da.burocracia da Justiça. Eleitoral Alegam que os cartórios descumpriram o prazo de 15 dias para analisaras assinaturas e que os índices de fichas rejeitadas ultrapassaram os níveis aceitáveis em Estados estratégicos, como São Paulo.

Nos bastidores, porém, articuladores da Rede começam a admitir que, se a decisão de criar a legenda tivesse sido tomada antes, os obstáculos na reta final seriam menores.

Um dos integrantes.Executiva provisória da Rede, que concordou em da entrevista, desde que sua identidade fosse preservada, afirmou que o grupo não se decidiu antes pela criação do partido e a consequente coleta de assinaturas por causa da própria Marina Silva. Segundo o organizador da legenda, o "timing" foi considerado o mais democrático pela ex-senadora e ex-candidata à Presidência.

Passos. Quando saiu do PV, em 2011, Marina se dedicou à formação de um.grupo supra-partidário, que ficou conhecido como Nova Política. Até o início deste ano, no entanto, o movi mento ainda não havia decidido oficialmente se viraria ou não um partido político. O martelo foi batido somente em fevereiro, num encontro em Brasília. Foi nesse momento que começou a coleta das 492 mil assinaturas necessárias para pedir o registro da sigla no TSE.

Há também os que, sem perder a esperança, defendem, que tudo foi feito no tempo necessário para. amadurecer o projeto, pois muitas pessoas tinham dúvidas sobre a transformação do movimento em partido. "Teria sido um sonho de uma noite de verão termos começado a coleta de assinaturas antes, mas, diante da coerência necessária, nós não tivemos condições", defende o vereador Ricardo Young (PPS-SP), um dos idealizadores do movimento Nova Política.

Caso a Rede não consiga, o registro a tempo, Marina, que hoje se encontra em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, teria, de buscar outra legenda, para poder concorrer à Presidência, Ela, no entanto, tem dito que não trabalha com. plano B, C ou D.

Requisito

492 mil
É o número necessário de assinaturas validadas de eleitores para a Rede Sustentabilidade pedir o registro da sigla no Tribunal Superior Eleitoral.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: