sábado, 23 de julho de 2016

Candidatos travam disputa por apoio no Rio

• Crivella busca tirar PDT da chapa do PMDB, e Indio investe no PP; PSDB e PSC oficializam candidatos hoje

Fernanda Krakovics e Marco Grillo - O Globo

Na reta final para a definição das candidaturas, os partidos aceleraram a busca por alianças na disputa pela prefeitura do Rio. Legendas que prometeram apoio, mas ainda não formalizaram a entrada na ampla coligação do PMDB — a conta hoje está em 16 siglas —, vêm sendo procuradas por adversários do candidato peemedebista, o deputado federal Pedro Paulo. O senador Marcelo Crivella (PRB) almoçou ontem com o presidente do PDT, Carlos Lupi, que negocia a indicação do vice na chapa do PMDB. Já o deputado federal Indio da Costa (PSD) reuniu-se no Palácio Guanabara com o governador em exercício, Francisco Dornelles (PP), aliado dos peemedebistas nas administrações estadual e municipal. O PSB, por sua vez, tornou-se alvo de quatro partidos, após a desistência do senador Romário.

Hoje, serão oficializadas as candidaturas dos deputados estaduais Carlos Osorio (PSDB) e Flávio Bolsonaro (PSC). O PT deve indicar Edson Santos, ex-ministro da Igualdade Racial no governo Lula, para vice da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), cuja candidatura será confirmada amanhã.

Após o encontro com Lupi, Crivella disse que tem o “maior interesse” em receber o apoio do partido.

— O PDT tem bandeiras históricas, como a da habitação, que o meu partido também defende. Estou procurando apoios. Sobre as possibilidades, tem que falar com eles (PDT). Estou indo de partido em partido — disse Crivella.

Após a reunião, o presidente do PDT rechaçou a hipótese de abandonar a coligação com o PMDB.

— Temos um compromisso assumido. A gente tem palavra — disse.

O PDT definirá na segunda-feira o vice de Pedro Paulo. Os peemedebistas querem o deputado estadual e ex-jogador de futebol Bebeto. Mas o PDT tenta convencê-los a aceitar a professora Maria Amelia Reis, ex-auxiliar de Darcy Ribeiro no programa dos Cieps. Ontem, Pedro Paulo recebeu o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O DEM havia ratificado durante a semana, em convenção, a decisão de apoiar o PMDB.

Outro que saiu ontem em busca de alianças foi o pré-candidato do PSD, o deputado federal Indio da Costa. Ele foi recebido por Dornelles, presidente regional do PP. A movimentação causou irritação no PMDB. O governador telefonou já de manhã para o prefeito Eduardo Paes para dizer que receberia Indio como deputado federal e que não considerava a possibilidade de mudar de lado. Após o encontro, o pré-candidato do PSD disse que, além de pedir o apoio, foi manifestar solidariedade a Dornelles em razão da situação “caótica” encontrada por ele nas finanças do estado.

Apoio do PSB é cobiçado
Depois da desistência de Romário, o PSB já conversou com Osorio, Indio e com o pré-candidato da Rede, o deputado federal Alessandro Molon. Na segunda-feira, dirigentes têm encontro marcado com Crivella. O presidente do partido, Carlos Siqueira, reafirmou ontem que o partido não estabeleceu uma prioridade e que as negociações estão abertas. O deputado federal Hugo Leal, que deve assumir a presidência estadual do PSB, disse que o partido está avaliando não só o cenário eleitoral na capital, mas também negociando o apoio a seus candidatos em outros municípios do estado, como Niterói, além de levar em conta alianças nacionais. — Temos que ver o que agrega mais — afirmou. Esta semana também foi confirmada a candidatura do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL). Pelo menos sete candidatos devem disputar a prefeitura do Rio neste ano. Em 2012, foram oito.

Nenhum comentário: