sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Polícia Federal vê contradição em depoimento de Lula

• Ex-presidente diz não conhecer dirigente da OAS; porém, foto mostra os dois juntos

Cleide Carvalho - O Globo

-SÃO PAULO - Um relatório da Polícia Federal (PF) aponta uma contradição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em depoimento prestado em 4 de março deste ano, quando ele foi levado para depor coercitivamente. Na ocasião, Lula disse que não conhecia Paulo Gordilho, diretor da OAS. No entanto, foto apreendida pela PF mostra Lula e Gordilho juntos. Os dois estariam no sítio de Atibaia.

O relatório foi antecipado ontem no site do jornal “O Estado de S. Paulo”. “Causa estranheza o fato de, em declarações, o ex-presidente Lula negar conhecer Paulo Gordilho, mas em outro momento aparecer ao lado do mesmo em fotos (...) demonstrando dessa forma haver relação de proximidade”, diz o documento.


Diretor da OAS comandou reformas em sítio
Segundo as investigações, o engenheiro da OAS comandou parte das reformas no sítio e teria sido o responsável também pela compra de móveis planejados, instalados tanto no sítio de Atibaia quanto no tríplex do Guarujá, no litoral de São Paulo. O sítio está em nome de Fernando Bittar e Jonas Leite Suassuna Filho e o apartamento, em nome da OAS. Lula nega ser dono das duas propriedades.

Em março, a PF perguntou a Lula se ele era amigo de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. O ex-presidente disse que era amigo e gostava do empresário. Perguntado se conhecia Gordilho, ex-diretor da OAS Empreendimentos, negou: Lula: “Por nome não, mas...” PF: “Não? O Paulo Gordilho, não?” Lula: (sinal negativo com a cabeça) PF: “O senhor conhece algum ex-diretor da OAS?” Lula: “Não”. Mensagens colhidas pela PF no celular de Gordilho mostram conversas nas quais ele cita as obras no sítio e diz que vai a Atibaia “duas vezes por semana”, a trabalho. Com a filha, o executivo comenta sobre a cozinha do sítio e uma obra no lago. Fala ainda sobre um encontro em Atibaia “na fazenda de Lula”, onde estariam presentes, além do ex-presidente e dona Marisa Letícia, o então presidente da OAS, Léo Pinheiro, para tratar de assuntos relacionados à casa e à lagoa “que está vazando”.

Gordilho disse ainda que haveria um segundo encontro com dona Marisa, na mesma semana, para tratar do assunto. A PF afirma que o executivo teve “demasiada preocupação” com o encontro e pediu à filha “sigilo absoluto”.

Os advogados de Lula disseram, em nota, que a família não é dona de qualquer imóvel no Edifício Solaris, no Guarujá, ou em Atibaia, e que “os imóveis pertencentes a Lula estão devidamente declarados à Receita Federal”. Ontem, o juiz Sérgio Moro negou recurso da defesa para transferir as investigações do sítio e do tríplex para São Paulo.

Nenhum comentário: