sábado, 16 de novembro de 2013

Dirceu, Valério, Genoino e outros condenados no mensalão são presos

Doze mandados de prisão foram expedidos à tarde pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa
Réus se apresentaram em sedes da PF em diversos Estados

Dirceu divulga uma "carta ao povo brasileiro" na qual se diz vítima da "pressão das elites"

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o empresário Marcos Valério, entre outros condenados no processo do mensalão, se entregaram ontem à Polícia Federal, em cumprimento de ordens de prisão expedidas pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa. O ministro e relator do processo trabalhou no feriado com sua assessoria para a expedição de 12 mandados. À tarde, a PF foi informada de que receberia as ordens. Barbosa considerou concluídas as condenações de 16 réus. Dirceu divulgou uma "carta aberta ao povo brasileiro", na qual se diz alvo de "pressões das elites" e chama de "sentença espúria" a condenação.

Dirceu, Genoino, Valério e 6 condenados são presos

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, expediu ontem, dia da Proclamação da República, a ordem de prisão para 12 dos 25 condenados no processo do mensalão. Até as 2h30, nove já haviam se apresentado para o cumprimento das penas. O ex-ministro José Dirceu deixou no fim da tarde sua casa em Vinhedo (SP) e se entregou na sede da Polícia Federal na capital paulista. Numa “carta aberta ao povo brasileiro”, afirmou ser alvo de “pressões das elites” e classificou de “sentença espúria” a condenação imposta pelo Supremo. “Nem no caso do mensalão tucano eu quero isso. Eu quero que haja justiça que não houve no meu caso”, disse Dirceu ao Estado.

O ex-presidente do PT e deputado licenciado José Genoino foi o primeiro a se entregar. Com o braço esquerdo levantado e o punho cerrado, ele entrou na sede da PF aos gritos de “sou inocente, sou um preso político. Viva o PT!” Um grupo de apoiadores o aplaudiu da calçada. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a discrição pública e não comenta o caso, mas ligou para os dois antigos companheiros de partido em solidariedade. O ex-te-soureiro Delúbio Soares prometeu se apresentar hoje.

Em Belo Horizonte, a maior leva de condenados se apresentou à PF, incluindo o operador do esquema, Marcos Valério. Os presos serão levados de avião a Brasília ainda no fim de semana, conforme determinação de Barbosa. O dia 15 de novembro de 2013 entrou para a história da política brasileira.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: