terça-feira, 17 de maio de 2011

Tucano e Lula fazem reuniões sobre reforma política

SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador José Serra (PSDB) participaram ontem de reuniões em São Paulo para discutir a reforma política.

Serra discutiu o tema com Rui Falcão, presidente do PT, na Assembleia Legislativa.

Já Lula se encontrou com os presidentes do PSB, Eduardo Campos, do PC do B, Renato Rabelo, e o vice-presidente do PDT, Brizola Neto, num hotel da zona sul.

Serra defende a implantação do sistema distrital nas cidades com mais de 200 mil habitantes nas eleições de 2012 e disse que o vice-presidente da República, Michel Temer -com quem se reuniu na última semana- manifestou simpatia pela proposta.

"É uma proposta suprapartidária. Não é para beneficiar este ou aquele partido. Estou procurando todos que têm representação", disse, antes da reunião com Falcão.

Passando por um processo de isolamento, o ex-governador paulista tem se agarrado ao tema da reforma política para se manter em evidência no cenário político.

FINANCIAMENTO

Já Lula e os dirigentes do PSB, PC do B e PDT disseram que a reunião visava "iniciar um diálogo com todos os partidos sobre o tema".

No encontro, eles fecharam questão sobre o financiamento público exclusivo para as campanhas eleitorais, mas ainda divergem sobre a adoção do voto distrital e calendário das eleições.

"Há consenso de que o financiamento público responde ao anseio de mais lisura nos pleitos", disse Renato Rabelo, do PC do B.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), defendeu que as eleições municipais aconteçam no mesmo ano das estaduais e federais. Assim, a população iria às urnas a cada quatro anos, e não a cada dois.

O ex-presidente Lula ainda deve discutir o assunto com a cúpula do PMDB.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: