quinta-feira, 7 de julho de 2011

Marina e PV perdem com desfiliação, dizem verdes

Ex-senadora vai se desligar hoje da sigla

SÃO PAULO - Tanto o PV quanto Marina Silva perdem com a sua desfiliação da legenda, apontam aliados da ex-senadora. Ela irá anunciar a saída do partido hoje.

Para ela, faltará visibilidade e estrutura partidária para os planos eleitorais de 2014. Já os verdes se desvinculam dos 20 milhões de votos obtidos por ela nas eleições presidenciais do ano passado.

Desgastada após tentar, sem sucesso, mudar a direção nacional do PV, Marina se desfilia contrariando a opinião de aliados próximos, como o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ). Ele ainda considera ser possível alterar a estrutura da sigla.

"O PV tem uma marca forte, de 25 anos. Ela perde isso. Seria melhor democratizar o partido por dentro. Mas ela preferiu outro caminho", disse Sirkis, coordenador da campanha de Marina.

Na avaliação do deputado, a saída da ex-senadora torna o PV "meramente uma legenda, não mais um partido".

Marina será seguida por seus aliados mais próximos como o ex-candidato a vice-presidente Guilherme Leal, o coordenador da campanha, João Paulo Capobianco, e o ex-presidente do PV de São Paulo, Maurício Brusadin.

Outros aliados da ex-senadora permanecerão no PV, tentando retirar José Luiz Penna da presidência.

O ex-deputado Fernando Gabeira afirma ser possível aguardar uma "renovação à altura do novo momento" da sigla, após a votação de 2010.

"Ainda vou me reunir com a direção do PV. Se decidirem que não vai haver democratização e a sua direção nunca mais será alterada, saio."

Não está nos planos do grupo dissidente criar um novo partido antes do ano que vem, quando ocorrem as eleições municipais.

A intenção é se articular com sindicatos e ONGs em um movimento que será a base de uma eventual sigla a ser formada e buscar "os caminhos que possam levar à superação das carências de representatividade do atual sistema político brasileiro".

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: