sábado, 24 de setembro de 2011

Partidos na reta final da caça aos filiados

Legendas têm apenas duas semanas para atrair os que pretendem se candidatar

Marcelo da Fonseca

Por meio de debates, cartazes, passeatas e até mesmo no boca a boca, a mobilização de dirigentes partidários e militantes se intensifica nas duas últimas semanas que antecedem o fim do prazo determinado pela Justiça Eleitoral para que possíveis candidatos nas eleições de 2012 se filiem a algum partido político. Segundo a legislação, o prazo vale até 7 de outubro –um ano antes do pleito –, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exige que todos os postulantes a uma vaga nas câmaras e prefeituras estejam com a situação regularizada. Algumas direções partidárias, no entanto, já consideram esta semana a última, na tentativa de evitar problemas com a documentação.

O Partido Verde (PV) marcou no fim de semana que vem um dia para a filiação simbólica. "Vamos reunir várias pessoas que já demostraram interesse em nos acompanhar e compartilham nossa visão sobre administração pública. Hoje, já temos 80 nomes e esperamos incentivar ainda mais gente a participar ativamente nas discussões que propomos. Também teremos mais reuniões na próxima semana com outros partidos, com os quais poderemos fazer coligações em 2012", explica o presidente municipal do PV, Délio Malheiros. Segundo ele, a chapa vai contar com 60 candidatos, mas os nomes só serão definidos no ano que vem.

No DEM, partido que conta hoje com um representante na Câmara Municipal, uma faixa convocando interessados para se inscreverem como pré-candidatos pela legenda foi colocada na sede municipal, definindo como data final para a filiação o dia 30 de setembro, uma semana antes do prazo. "Acho que a prudência e organização sempre ajudam nas definições internas e queremos evitar qualquer problema jurídico próximo às datas limites estabelecidas na legislação. Por isso espero já na próxima semana conseguir os últimos nomes que nos representarão bem na chapa de 2012", disse Gustavo Valadares, presidente municipal do DEM.

Nas ruas No PSOL, a aposta para atrair filiados são os debates e o boca a boca entre a militância e pessoas que se identificam ideologicamente com o partido. Além das discussões de questões internas, os dirigentes também aproveitam as reuniões para apresentar propostas e ouvir posições sobre as alianças e prioridades da legenda para o próximo ano. "Tentamos sempre manter um calendário de discussões temáticas, para discutir o próprio partido e o programa que vamos defender. Neste fim de semana teremos 12 encontros no estado e para o próximo já estão marcados 18", informou o secretário-geral do PSOL em Belo Horizonte, Carlos Campos.

A aposta nos movimentos sociais como forma de difundir as ideias e conseguir novos filiados também é adotada pelo PSTU. A presidente municipal da legenda, Vanessa Portugal, espera que o cenário favorável de mobilizações em todo o país desperte o interesse. "Temos hoje um cenário nacional de contradição, porque existe uma ofensiva dos governos e da imprensa para despolitizar o processo eleitoral, transformá-lo em barganha. Mas também temos neste ano várias mobilizações populares, com as pessoas vivendo a experiência de reivindicar seus direitos. Seria bom que essas lutas fossem levadas também para os pleitos, com mais participação popular nas eleições", disse Vanessa.

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: