terça-feira, 22 de novembro de 2011

FH: ONGs viraram braços de partidos

Gilberto Carvalho rebate crítica e diz que problemas envolvendo entidades são exceções

Marcelle Ribeiro

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem que criar ONGs para obter dinheiro para a corrupção está em moda no país e que falta fiscalização sobre essas entidades. Questionado sobre a possibilidade de o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, deixar o cargo, FH disse que um ministro deve entender quando não há mais condições de permanência.

Em congresso sobre fundações e entidades de interesse social promovido pelo Ministério Público Estadual de São Paulo, o ex-presidente falou sobre a criação de ONGs e grupos ligados à sociedade civil na década de 70, e disse que a realidade hoje é outra.

- Tínhamos uma visão oposta do que hoje está tão em moda aí, de ONGs para obter dinheiro para a corrupção. Isso é o oposto do que realmente seria o terceiro setor na concepção correta - disse FH, que criticou a relação das ONGs com partidos: - As ONGs nasceram como uma coisa espontânea, fora dos partidos. Quando existe uma cooptação das ONGs pelos partidos ou quando os partidos criam uma ONG para obter contratos, isso não é ONG, isso é um braço do partido disfarçado para poder obter um fundo que não é legítimo.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que também participou do evento, rebateu as críticas de FH:

- Não diria que virou moda, acho que não é justo com as organizações. As pessoas precisam conhecer o Brasil a fundo para saber o quanto o trabalho junto a excluídos deste país, junto às vítimas de droga, idosos, crianças, é realizado pelas entidades - disse Gilberto, evitando polemizar com FH: - Mas entendo a fala do ex-presidente Fernando Henrique porque houve, de fato, a incidência de problemas. Mas acreditamos que sejam exceções, e elas estão recebendo o devido combate.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: