sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A nota do Brasil e as três irmãs:: Vinicius Torres Freire

Agência que avalia crédito eleva nota do Brasil e deixa governo e seus críticos em situação desconfortável

O crédito do Brasil melhorou, avalia uma dessas agências de classificação, a S&P. Tais empresas são uma espécie de "serviço de proteção ao crédito". Avaliam se países, empresas, instituições financeiras e negócios vários são risco bons: se são capazes de pagar o que devem.

A S&P é uma das três maiores do ramo, ao lado de Moody"s e Fitch. As notas que dão ainda são levadas a sério, na prática, pois contratos e leis podem impedir que se invista em tal negócio ou dívida de país caso a nota de crédito deles for ruim.

Mas faz década e meia, pelo menos, desde a crise do Leste Asiático, no final dos anos 1990, que as três irmãs erram em quase tudo o que é importante; não enxergam grandes crises ou grandes quebradeiras. Isto quando não são cúmplices de grandes rolos, como a emissão do papelório de investimentos podres imobiliários, que deram na grande crise financeira de 2008.

Pelo mundo rico, há investigações a respeito de erros, irresponsabilidades ou até ilegalidades cometidas pelas agências. Vários países da União Europeia querem a cabeça das agências de classificação.

Na Europa, ainda se estuda colocar as agências sob rédea curta e modos de evitar conflitos de interesse (as agências recebiam dinheiro para dar nota de risco de crédito para títulos). Pensa-se até em submeter os critérios delas à aprovação oficial, entre outras limitações.

É verdade que os europeus apenas acordaram para os disparates e os conluios das agências quando se viram em maus e sujos lençóis. Na França, em particular, onde há mais ojeriza ao mercado e à "mundialização", a grita é grande. Ficou ainda maior com a ameaça de que o governo do país perca a nota "AAA"; tornou-se fúria quando a S&P cometeu o erro vexaminoso de vazar, em plena crise, a hipótese de que a França seria rebaixada.

Sem a nota máxima, não apenas o custo de financiamento da dívida poderia ficar mais alto. Poderia ficar mais difícil e caro levantar dinheiro emprestado para o fundo europeu de socorro a países semiquebrados, que também é bancado pela França.
"Poderia", note-se, pois a nota de crédito dos EUA foi baixada e não se deu trela às agências.

Dados todos esses vexames e polêmicas, a elevação da nota de crédito do Brasil deixa governo e seus críticos "de mercado" em situação divertidamente constrangedora.

O governo brasileiro, "mais de esquerda", costuma criticar ou fazer troça das agências. Mas a S&P fez grande elogio à política econômica de Dilma Rousseff: que é responsável na área fiscal e tornou o Brasil mais resistente à crise. O que o governo dirá agora das agências?

O pessoal do mercado tende a ser mais "pró-agências" (pagam por seus serviços). Quanto mais ideológicos, mais defendem as agências e outras porta-vozes da finança. Como de costume, e com boas razões, economistas ligados à finança se queixam do equilíbrio precário das contas públicas, sempre ajustadas provisoriamente, com remendos.

O que vão fazer agora? Detonar as agências de classificação de crédito? Dizer que elas "perderam a autonomia" (como o Banco Central?); que estão equivocadas?

Enfim, a bem da justiça: a situação das contas públicas brasileiras, precária como é, faz tempo merece nota muito maior que a concedida pelas desmoralizadas três irmãs.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: