quarta-feira, 4 de julho de 2012

Tucanos podem indicar vice do PSB em Belo Horizonte

Leonardo Augusto

O PSDB vai esperar até o último momento a definição de quem será o candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, para negociar com o PSB o nome do vice na chapa de Marcio Lacerda que tentará a reeleição. Os tucanos trabalham com pelo menos quatro nomes. Logo depois de o PT confirmar o nome do vice-prefeito Roberto Carvalho, o mais indicado a compor com Lacerda era Josué Valadão (PP), ex-secretário municipal de Governo. Mas com a opção do ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias o leque de possíveis ocupantes do posto é maior.

No topo da lista está o presidente municipal do PSDB, deputado estadual João Leite, cujo nome chegou a ser ovacionado na convenção tucana no sábado. O parlamentar, no entanto, foi contra a aliança entre os PSDB e o PT em 2008, que acabou elegendo Lacerda, e é um dos principais críticos do prefeito na Assembleia Legislativa. Se o presidente do PSDB em Belo Horizonte recusar, a saída seria escolher alguém de outro partido para a composição com o prefeito. Nesse cenário, o nome mais cogitado é o da também deputada estadual Luzia Ferreira (PPS). Colega da parlamentar na Assembleia, é cotada também a indicação de João Vítor Xavier (PRP). O vereador Pablito (PSDB), indicado para disputar a presidência da câmara, também estaria entre os cotados se os tucanos optarem por uma solução interna.

Até o início da noite de ontem, quando integrantes das executivas nacional e estadual do PT discutiam em São Paulo a possível troca de nomes para a disputa em Belo Horizonte, os tucanos trabalhavam com duas possibilidades. Ou Roberto Carvalho teria realmente a intenção de disputar a prefeitura ou estava apenas "valorizando o passe" com o objetivo ser indicado vice na chapa. Por ter registrado seu nome como candidato do partido à prefeitura, depois de reunião da executiva municipal que o indicou para a disputa, somente com a renúncia de Carvalho à candidatura tornaria possível a entrada de Patrus na corrida pelo governo municipal.

Assediados Em outra frente, o PSDB tenta atrair o pré-candidato do PTB, deputado federal Eros Biondini. O parlamentar, no entanto, afirma que também vem sendo sondado pelo PT. "É natural que todos venham conversar, mas não admito falar em desistência. Meu projeto é o melhor para a cidade", garantiu. O candidato do PV, deputado estadual Délio Malheiros, também mantém seu nome. "Tem muito boato por aí, mas não vou deixar a disputa", afirmou. Apesar das declarações, nenhum dos dois registrou registrou a candidatura no TRE-MG. O prazo termina amanhã.

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: