quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Luiz Werneck Vianna: 'A desigualdade social no Brasil ainda não diminuiu'

Para o professor de Ciências Sociais da PUC-RJ, apesar dos programas sociais do PT, a solução do problema é a educação

Cássio Bruno

Qual é a sua avaliação sobre os programas sociais do governo do PT?

São oportunos. Mas traduzir isso em categorias sociológicas como classe média me parece usurpação. É uma invasão da categoria para efeitos políticos.

No evento, os petistas falaram também sobre o crescimento do emprego e do aumento real do salário médio do trabalhador...

Houve melhorias em termos de empregabilidade e o aumento do salário mínimo. A questão que precisa ser posta é de que a desigualdade social no Brasil não diminuiu. O que pode operar de forma positiva neste sentido é a educação.

Em 10 anos, o PT foi bem sucedido na economia?

A taxa de juros diminuiu. Quanto a inflação, o que pesa diante de nós, é um horizonte nublado. Não se sabe o que vai ocorrer. São processos que estão em curso e dependendo das iniciativas da presidente Dilma agora.

E na questão da infraestrutura?

Está muito deficitária. Na logística do sistema produtivo brasileiro, perde-se dinheiro pelo caminho entre os centros produtores e os consumidores.

No mesmo dia, o senador Aécio Neves (PSDB) atacou o governo petista...

Como candidato que se credencia à liderança do principal partido opositor, Aécio tem de apresentar uma alternativa. Fato é que ele ainda não foi convincente e persuasivo neste papel.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: