quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dirceu e mensaleiros são recebidos com entusiasmo em festa do PT

Condenados pelo STF não tiveram lugar na mesa de Lula e Dilma

Sérgio Roxo, Silvia Amorim

SÃO PAULO - Os petistas José Dirceu, José Genoino e João Paulo Cunha, condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, foram recebidos com entusiasmo ontem à noite na chegada para o evento organizado pelo PT para comemorar os dez anos do partido no governo federal, realizado num hotel no Parque do Anhembi, em São Paulo. Os deputados federais Genoino e João Paulo Cunha chegaram por volta das 18h30m e foram saudados pelos petistas presentes. Dirceu chegou meia hora mais tarde, e os petistas chegaram a formar fila para cumprimentá-lo.

Os mensaleiros não foram para a mesa e ficaram na plateia, mas sempre muito assediados por parte dos aproximadamente mil petistas presentes ao evento. Os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e Alexandre Padilha (Saúde) cruzaram com Dirceu na chegada, mas não o cumprimentaram. Até as 20h, os mensaleiros não haviam se encontrado com a presidente Dilma Rousseff ou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as estrelas do evento.

A Juventude do PT era a mais entusiasmada com os mensaleiros petistas. Integrantes da tendência chegaram a fazer uma camiseta em defesa de Dirceu. O filho do ex-ministro da Casa Civil, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), chegou ao evento com uma delas na mão. A foto do ex-ministro está estampada na camiseta. Embaixo dela, estava escrito "inocente". Na parte de cima, "golpe das elites". Zeca descartou que o seu pai tenha sido escondido no evento por não ter ficado na mesa principal.

- Foi feito um palco pequeno. Não é possível comportar todo mundo. Acabou se dando prioridade a quem tem que ter prioridade, a presidenta, o ex-presidente, o presidente nacional do partido. É normal - disse Zeca, para quem o PT "tem sido solidário" com seu pai.

O deputado afirmou estar sofrendo com a perspectiva de Dirceu ir para a cadeia cumprir a pena de 10 anos e 10 meses a que foi condenado:

- Eu encaro com dificuldade. O coração dói, para mim é difícil, sou filho e amo meu pai.

Durante a espera até o início do evento, que começou com hora e meia de atraso, Dirceu mal ficou sentado na primeira fila da plateia do auditório diante dos cumprimentos de militantes e convidados. O petista distribuiu abraços, tirou fotos e foi, de longe, o mais assediado dos petistas condenados pelo STF.

O presidente do PSD, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, foi vaiado. Chamado para compor a mesa principal, foi hostilizado por boa parte dos presentes no auditório.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: