domingo, 28 de julho de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

De mãos abanando
Os fundos de pensão de trabalhadores das empresas estatais que investiram em ações da MDX e da CCX, de Eike Batista, estão sendo investigados pela Superintendência de Previdência Complementar. O caso mais grave é o do Postalis, dos funcionários dos Correios. O tombo do plano, não apenas com o caso Eike, é de R$ 985 milhões. Os trabalhadores tiveram de voltar a contribuir.

Caça às bruxas
O caso Eike Batista acordou os sindicatos que representam os funcionários dos Correios. Eles dormiam em berço esplêndido até descobrirem que o fundo de pensão Postalis apostou em investimentos duvidosos. Os dirigentes sindicais querem agora "gestão democrática, transparente e competente". Reivindicam "melhor qualificação de diretores e gestores do Postalis" e que estes sejam escolhidos "sem indicações políticas, como tem sido sistematicamente feito". E eles cobram dos Correios "instalar uma comissão de auditoria paritária para avaliar as causas do prejuízo de R$ 985 milhões e encontrar os responsáveis na atual direção e nas passadas".

A moda pegou
O governo do Uruguai comprou no Brasil um sistema de escutas que permite vigiar simultaneamente 800 celulares e 200 telefones fixos, além de fazer o monitoramento de redes sociais, contas de e-mail e blogs.

Lição de vida
Especialistas dizem que o governador Sérgio Cabral (RJ) é o exemplo vivo de por que os governantes devem residir nos palácios oficiais. Ao decidir morar em sua casa particular, no Leblon, e diante dos protestos destes dias, Cabral colocou a todos os seus vizinhos, e não apenas o chefe do governo, em situação de insegurança.

Volta à realidade
Peemedebistas avaliaram como "muito duro" o índice de rejeição do governador Sérgio Cabral na pesquisa CNI/Ibope. Dizem que a volta à normalidade no Rio vai definir o que sobrou após o vendaval e se ele tem poder de recuperação.

"Se nós e o governo Dilma não formos capazes de romper o cerco contra o PT, será real o perigo de definhamento do projeto iniciado pelo presidente Lula" - Rui Falcão Deputado estadual (SP), candidato á reeleição a presidente do PT

Tucanou
Os petistas andam incomodados com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Acham que ele está se aproximando muito do modo tucano de governar. Haddad acabou de transformar o Teatro Municipal de São Paulo em uma organização social, as famosas OS dos governos do PSDB e implantadas nos museus paulistas nas gestões tucanas.

Dor de cabeça
Os governadores, inclusive os bem avaliados, receberam um recado na pesquisa Ibope. Os entrevistados deixaram claro que querem pagar menos impostos e que o tributo considerado mais alto é o ICMS, uma receita dos estados.

Resposta da população
A despeito da polêmica e da reação corporativa, o governo Dilma parece estar ganhando a guerra em torno do programa Mais Médicos. Na pesquisa Ibope, "melhorar os serviços de saúde", para 58%, é prioridade do governo.

O crescimento de Tasso Jereissati
nas pesquisas ao Senado, pode levar o PSB do governador Cid Gomes (CE) a romper com o PMDB local.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: