domingo, 3 de novembro de 2013

Brasília-DF - Denise Rothenburg

O discurso da Copa
Lula dá pitaco em quase tudo. Agora, quer o governo Dilma empenhado em montar uma estratégia de comunicação em defesa da Copa do Mundo da Fifa. Ele já percebeu que, embora o futebol seja a chamada “paixão nacional”, a Copa das Confederações expôs uma certa frustração por parte da população, que não obteve as prometidas melhorias de vida. Por isso, a ideia do ex-presidente é bater bumbo desde já, seja nas inaugurações dos estádios, seja na mobilização de petistas dia e noite para falar maravilhas da realização dos jogos aqui, em termos de geração de emprego — fator que, na cabeça de Lula, vai ajudar a segurar a campanha pela reeleição de Dilma.

Enquanto isso, no empresariado…
A ideia é aproveitar o embalo para se contrapor à ladainha que os petistas ouvem de empresários a respeito da presidente Dilma Rousseff, em especial, à falta de segurança dos marcos regulatórios. De bate-pronto, os detentores do financiamento das campanhas dizem que estarão divididos entre o senador Aécio Neves, do PSDB, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB.

Pé no freio
Depois de reunir os ministros no sábado, Dilma pretende arrancar dos líderes partidários nesta segunda-feira o compromisso de não votarem projetos de lei que ampliem os gastos públicos. O pedido vem a calhar. Em 12 de novembro, estará em pauta o aumento dos valores pagos aos agentes de saúde. E onde passa esse “boi”, passa a boiada.

Na casa do ferreiro…
A mesma Agência Nacional de Saúde (ANS) que cobra das operadoras de planos de saúde a implantação de serviços de ouvidoria para receber queixas dos clientes desmontou a sua. O cargo de ouvidor da agência está vago desde agosto e servidores do setor foram transferidos para outras áreas. Não sobrou viva alma.

Obsessão
Além de se empenhar por Dilma, o ex-presidente Lula tem dito que fará tudo o que estiver ao seu alcance e mais um pouco para eleger Alexandre Padilha governador de São Paulo.

Convers@ de domingo
No site www.correiobraziliense.com.br, a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) fala sobre o Novembro Azul, a campanha de alerta para prevenção do câncer de próstata, uma doença com índices de mortalidade em ascensão por causa do preconceito dos homens em relação ao exame.

Depois da OGX...
Com a derrocada da empresa de Eike Batista, voltam à baila os empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a grandes empresas. O deputado Carlos Magno (PP-RO) deu parecer favorável à proposta de Rubens Bueno e Moreira Mendes, apresentada em 2011, para que o Tribunal de Contas da União fiscalize as operações do BNDES com o grupo JBS (FriBoi).

…vai ferver
A tendência é de aprovação do pedido, uma vez que os deputados estão revoltados. Tudo porque existe um zum-zum-zum de que o empresário Ricardo Saud, do grupo JBS, teria dito que nada seria aprovado porque ele tinha 10 deputados na Comissão de Agricultura.

Mágoas do Zé/ O ex-deputado José Dirceu fez chegar a vários colegas de partido seu desapontamento com a presidente Dilma Rousseff. Esperava mais atenção por parte da sucessora de Lula.

Foi ele!/ Pelo menos uma autoridade governamental quase passou um pito no presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Quando Barbosa assumiu a consultoria jurídica do Ministério da Saúde, houve problemas de distribuição do espaço físico. O então consultor decidiu que não ficaria sem condições de trabalho. Foi aí que o então ministro Carlos Santana disse que não aceitaria o pedido de exoneração: “Deixe isso pra lá e vamos trabalhar juntos”.

Suspense/ Por causa do feriadão de quinta e sexta do Poder Judiciário, ficou para esta semana a decisão judicial sobre a eleição do Iate Clube de Brasília, o mais badalado da cidade.

Cidadão/ O presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, recebe o título de cidadão honorário de Brasília nesta terça-feira. Mineiro de Pedro Leopoldo, Carlos Alberto mora em (e adora) Brasília desde 1998, quando foi empossado ministro do tribunal.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: