sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mais quatro são presos no mensalão; Costa Neto renuncia

Deputado deixa Câmara pela 2ª vez após ter nome envolvido em escândalo; condenados foram para Papuda

O STF mandou prender mais quatro condenados no mensalão: o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), os ex-deputados Pedro Corrêa e Bispo Rodrigues e o ex-vice-presidente do Banco Rural Vinicius Samarane. Todos estão desde ontem sob custódia da PF. Valdemar Costa Neto renunciou ao mandato logo após ter prisão decretada. Em 2005, ele também renunciou para não ser cassado pelo mesmo escândalo. Com as decisões de ontem, já são 16 as ordens de prisão expedidas pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa, no mensalão. Em novembro, foram presos 11 condenados, entre eles o ex-ministro José Dirceu e o ex-deputado José Genoino. Nos próximos dias, devem ser definidas as prisões do deputado federal Pedro Henry (PP-MT) e do ex-deputado Roberto Jefferson, delator do escândalo.

Após ter prisão decretada, Valdemar renuncia a mandato pela segunda vez

Felipe Recondo e Mariângela Gallucci

O deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) renunciou ontem ao mandato logo após ter sua prisão decretada por envolvimento no mensalão. É a segunda vez que o parlamentar renuncia a fim de não ser cassado por causa do mesmo escândalo. Em 2005, ao ver seu nome envolvido nas denúncias de recebimento de dinheiro do esquema, ele também abandonou o cargo. Ele se entregou ainda ontem em Brasília e já passaria a noite no presídio da Papuda, onde já estão outros condenados no mesmo julgamento.

Além de Valdemar, o Supremo Tribunal Federal mandou prender ontem mais três condenados: os ex-deputados Pedro Corrêa e Bispo Rodrigues e o ex-vice-presidente do Banco Rural Vini-cius Samarane. Todos já estão sob custódia da Polícia Federal.

Com as decisões de ontem, subiu para 16 as ordens de prisão expedidas pelo presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, no caso do mensalão. Em novembro, foi recolhido à cadeia um grupo de 11 condenados, entre os quais o ex-ministro José Dirceu e o ex-deputado José Genoino. Genoino, que estava licenciado da Câmara, também renunciou ao cargo na terça-feira a fim de não ser cassado.

Também condenado pelo Supremo e com mandado de prisão expedido, o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato está foragido, provavelmente na Itália. Ele tem cidadania do país europeu e dificilmente será extraditado para o Brasil.

Vaga. O sucessor de Valdemar na Câmara dos Deputados será o suplente Hélcio Silva (PT), que atualmente é vice-prefeito de Mauá, cidade da Grande São Paulo. Na carta de renúncia, o condenado do PR afirmou que não queria submeter o Congresso a um "constrangimento institucional""" (mais informações abaixo). Com a renúncia,Valdemar poderá requerer sua aposentadoria, pois já tem mandatos suficientes para isso.

O presidente do STF deve ordenar nos próximos dias a prisão do deputado Pedro Henry (PP-MT), também condenado por participação no mensalão.

Para expedir a ordem de prisão de Henry, Barbosa aguardará um parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que deve ser encaminhado ao STF até o próximo dia 12.

O presidente do Supremo também precisa definir a situação de Genoino e do ex-deputado Roberto Jefferson, delator do esquema do mensalão.

Genoino está em prisão domiciliar após ter reclamado de problemas cardíacos durante o período em que esteve na Papuda. Jefferson passou nesta semana por uma perícia médica no Instituto Nacional de Câncer (Inca). No ano passado, ele foi submetido a uma cirurgia para extrair um câncer no pâncreas.

Barbosa terá de resolver se os dois têm condições de cumprir pena na prisão ou se devem ficar em casa. Em parecer enviado recentemente ao Supremo, o procurador-geral recomendou ao tribunal que deixe Genoino em prisão domiciliar pelos próximos 90 dias.

O deputado João Paulo Cunha (PT), também condenado, não deverá ir para a cadeia neste ano. O Supremo terá ainda de julgar um recurso do parlamentar.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: