sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Panorama político - Ilimar Franco

Os tucanos querem saber
Os estrategistas do PSDB estão inquietos. A pesquisa Datafolha fez ressurgir o temor dà desistência de Eduardo Campos (PSB). Eles previam que Marina Silva não o faria decolar. Mas esperavam mais. Hoje, sem a promessa de apoio do PPS, o socialista ficaria isolado. No quadro atual, Eduardo não tem caminho de volta, mas sempre será possível abrir uma porta ou atirar uma boia para os socialistas.

Em busca do palanque ideal
Não é à toa que a presidente Dilma e os candidatos da oposição Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) fazem a corte em busca do apoio da candidata do PP ao governo gaúcho, a senadora Ana Amélia. Em recente pesquisa, do Instituto Methodus, ela aparece com 38,2% das intenções de voto, enquanto o governador Tarso Genro (PT) tem 31,8%. Com a saída de Marina Silva (Rede), a presidente Dilma chegou aos 44,4% nos estados. Seus adversários dependem ainda mais de uma aliança local com Ana Amélia. Aécio Neves chegou aos 21,3%, e Eduardo Campos, aos 12%. A pesquisa fechou na segunda-feira. Foram ouvidos 1,5 mil eleitores.

"A ampla maioria do partido defende apoiar Eduardo Campos. Não cheguei a dizer que era a maioria. Não podia ser grosseiro."

Roberto Freire - Presidente do PPS e deputado federal (SP), sobre o encontro com o candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves

O alvo oculto
A CUT, presidida por Vagner Freitas de Moraes, fará protesto hoje, no Recife, durante o sorteio dos grupos da Copa de 2014. Vão denunciar a Fifa pela "violação de direitos de trabalhadores". Será um protesto velado contra o ex-presidente Lula. Foi seu governo que assinou, e aprovou, lei com legislação trabalhista excepcional para a Copa.

A romaria
O ministro Aloizio Mercadante (Educação) foi esta semana, discretamente, até a casa da filha de José Genoino, onde o ex-deputado cumpre prisão domiciliar. Saiu da visita impressionado com o estado emocional e a frágil saúde do companheiro.

A aposta de Kassab
A despeito da ampla vantagem do governador Geraldo Alckmin (PSDB) nas pesquisas, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) diz que somente o petista Alexandre Padilha está no segundo turno. "Ele concorre só no seu campo. No nosso, o Alckmin vai disputar a vaga com o Paulo Skaf (PMDB) e comigo" resume o pessedista.

Cadeira cativa
O ex-deputado Valdemar Costa Neto entrou com pedido de autorização para trabalhar tão logo teve a prisão decretada. Ele tem promessa de emprego do próprio PR, para atuar como assessor administrativo na sede, que fica em um shopping.

A fila anda
Eleito com 174 mil votos, o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) renunciou, ao ser decretada sua prisão. O PCdoB vai aumentar sua bancada na Câmara. O ex-presidente da UNE Gustavo Petta, que obteve 60 mil votos, é o suplente.

O candidato do PSOL ao Planalto, senador Randolfe Rodrigues (AP), trabalha para que a ex-deputada Luciana Genro (RS) seja a vice de sua chapa.

Serviço pela metade
Na noite de anteontem, o vice Michel Temer recebeu para jantar 10 deputados estaduais do PMDB do Paraná. Não os demoveu de abandonar o governador Beto Richa (PSDB). Mas garantiu apoio na convenção para a chapa "Temer-Dilma´.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: