terça-feira, 10 de junho de 2014

Panorama político – Ilimar Franco

- O Globo

Fair play
O governo aposta que as paralisações e os protestos pelo país ocorrerão até quinta-feira pela manhã e que, quando a bola rolar, prevalecerá um sentimento cívico e de amor pelo futebol. Na avaliação da cúpula palaciana, os manifestantes sabem que se radicalizarem durante os jogos poderão sofrer um revés, virando alvo dos torcedores a caminho dos estádios e fan fests.

A chapa das interrogações
Voltou ao horizonte eleitoral, em São Paulo, a candidatura do vereador Ricardo Young (PPS) ao Senado, depois da decisão do PSB em indicar o vice-governador na chapa do tucano Geraldo Alckmin. A eventual indicação de Young deixa em uma sinuca de bico a ex-ministra Marina Silva, para quem a aliança no estado é um equívoco. O problema é que ela apoia Young e chegou a defender seu nome para disputador o governo paulista. Outra questão a ser resolvida é quem, afinal, será o vice: Márcio França (PSB) ou Gilberto Kassab (PSD). Ambos os partidos garantem que fecharam a indicação com o PSDB.

---------------------------
“A selva tributária brasileira é formada, deformada melhor dizendo, por nada menos que 90 tributos, alguns dos quais ainda se ramificam em cipoal”
Fábio Trad
Deputado (PMDB-MS)
--------------------------

Imagina na Copa
Prevendo que o movimento não deve ser grande durante a Copa, as comissões de Assuntos Econômicos e a de Constituição e Justiça do Senado cancelaram suas sessões, hoje, para evitar preventivamente falta de quórum.

Os rebeldes
A cúpula do PMDB mapeou os dissidentes que farão barulho na convenção, hoje, do partido, que deve oficializar apoio à reeleição da presidente Dilma. Trabalham contra a reedição da chapa o presidente do PMDB do Rio, Jorge Picciani; e os deputados Danilo Forte (CE), Leonardo Quintão (MG), e Raul Henry (PE).

Amordaçados
O Movimento Povo do Santo Ocupa Brasília fará protesto hoje no Ministério das Comunicações, único órgão que não respondeu aos pedidos de audiência. Todos os manifestantes, com mordaças, irão ocupar o saguão do prédio.

Dilma lidera entre os cearenses
Pesquisa Ibope no Ceará mostra a presidente Dilma em ampla vantagem. Ela tem 55% das intenções de voto, enquanto Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) aparecem com 8% e 6%, respectivamente. A vantagem é maior quando considerados eleitores com escolaridade até o ensino fundamental. Dilma chega a 66%.

Amor I Love You
Os cariocas lideram o ranking dos que preferem fazer turismo acompanhados: 95,9% dos entrevistados afirmaram que viajarão em casal até o fim do ano. É o maior índice entre as sete capitais monitoradas pelo Ministério do Turismo.

Quanto vale?
O deputado Marcus Pestana (PSDB) foi ao STF contra Antônio Andrade (PMDB) por quebra de decoro. A ação será analisada pelo ministro Gilmar Mendes. Andrade disse que Pestana teria tentado comprar o apoio do PMDB por R$ 20 mi.
---------------------
Nada contra o ovo, mas com tantos problemas para o poder público tratar, deputados fazem audiência hoje na Câmara para discutir sua importância.

Nenhum comentário: