quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Posse Temer quer assumir hoje

• Objetivo é embarcar para a China já como presidente efetivo

Simone Iglesias e Eduardo Barretto - O Globo

-BRASÍLIA- Se confirmado o impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, o presidente interino, Michel Temer, tomará posse no Congresso Nacional acompanhado de todos os ministros de seu governo que estiverem na capital — dois estão viajando a serviço. A solenidade deverá ocorrer à tarde. Depois da posse, ele fará uma reunião ministerial da qual participarão os líderes do governo na Câmara e no Senado, para apresentação do projeto da lei orçamentária para o ano que vem.

Com a sessão de posse prevista para a tarde de hoje, Temer embarcará para a China à noite. Ele não discursará ao assinar o termo de posse e fazer o juramento nem deverá vestir a faixa presidencial, que na semana passada gerou desconforto no Palácio do Planalto pelo sumiço do broche de ouro cravejado de pedras preciosas. Não é certo que sua mulher, Marcela Temer, esteja na cerimônia.

No projeto de lei, está previsto o déficit de R$ 139 bilhões para 2017, mas não há proposta de aumento de carga tributária. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, estará na reunião. Ele viajaria ontem para a China com os ministros Blairo Maggi (Agricultura) e Maurício Quintella (Transportes), mas o presidente interino pediu que ficasse.

— Estou embarcando esta noite (ontem) — disse Blairo Maggi ao GLOBO, referindo-se ao seminário de empresários brasileiros e chineses marcado para sexta-feira em Xangai. — O presidente me pediu para falar no evento, se ele não chegar a tempo.

Durante a tarde de ontem, Temer tentou fazer com que os senadores antecipassem a votação do impeachment. Buscava evitar que houvesse mais uma sessão, hoje, apenas para a votação. Pediu ao senador Romero Jucá (PMDB-RR) que tentasse convencer aliados a desistirem de discursar, o que aceleraria o ritmo do julgamento final. No entanto, os senadores argumentaram que não abririam mão de suas falas, por considerarem o momento histórico e pela audiência a que estão expostos.

A chegada à China está prevista para a madrugada de sexta-feira. O avião fará escalas de cerca de uma hora na Ilha do Sal, na República Tcheca e no Cazaquistão, para abastecimento, e Temer permanecerá no aeroporto nessas paradas.

Nenhum comentário: