domingo, 6 de setembro de 2020

Merval Pereira - O futuro de volta

- O Globo

André Urani fez parte de uma geração de economistas "cariocas" que começou a se debruçar sobre os caminhos e descaminhos da sua própria cidade. Nascido na Itália, escolheu o Rio para viver e trabalhar. Morto há nove anos, muito jovem, passou seus últimos anos a pensar o futuro da região metropolitana do Rio de Janeiro unida à de São Paulo (e vice-versa).

A conurbação imaginada por André Urani abrangeria cidades dos três estados mais importantes do país, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, em direção a Campos, no Rio de Janeiro, a Campinas, em São Paulo, e a Juiz de Fora, em Minas Gerais. Formariam a "Megalópole Brasileira". Para Urani, o que estava em jogo era, simultaneamente, o revocacionamento de nossas duas principais metrópoles para o Século XXI, e o próprio papel do Brasil no mundo.

Essa e muitas outras idéias surgiram no OsteRio, reunião para debater as principais questões do desenvolvimento do Rio, que se realizou às noites de segunda-feira no restaurante Osteria Dell’ Angolo, em Ipanema. Hoje, o Rio de Janeiro volta a estar às voltas com uma decadência moral, política e econômica.

Já não temos nem a Osteria Dell´Angolo, que fechou com a crise, nem André Urani. Para tentar compensar essas perdas e retomar o debate sobre o futuro do Rio, será lançado em outubro o livro “Maravilhosa para todos” que reúne propostas para o debate sobre o futuro do Rio, dedicado a André Urani, o economista que dedicou sua curta vida a pensar e apostar no Rio.

O foco é na recuperação ética, fiscal, e econômica - com todos os programas voltados para redução da desigualdade da cidade. Usar o avanço tecnológico para dar o salto de qualidade de vida aos cidadãos cariocas com políticas públicas baseadas em evidências, com acompanhamento e avaliação de resultados.

Cerca de 50 pessoas das mais diversas áreas participaram de reuniões virtuais nos últimos dois meses e fizeram os diagnósticos e propostas. São 14 capítulos: Contas públicas, Educação, Saúde, Economia, Mercado de Trabalho, Políticas Públicas, Assistência Social, Segurança Pública, Saneamento, Políticas de Gênero, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Empreendedorismo e Cultura.

Mesmo organizado por pessoas ligadas ao partido Rede Sustentabilidade (Eduardo Bandeira de Mello, candidato à prefeitura, a ex-vereadora Andrea Gouvea Vieira e o economista Ricardo Barboza do BNDES, e prefaciado por Marina Silva, o livro reúne especialistas de diversas tendências, cujo objetivo é encontrar meios de fazer do Rio o melhor lugar para nascer, crescer, criar, trabalhar e envelhecer.

Escreve Marina: “Não é aceitável acreditar que o Rio “não tem jeito”. Cair nessa armadilha é se deixar levar a uma pulsão de morte. O que precisamos agora é de uma vigorosa pulsão de vida para reagir, ir à luta com toda a garra. O princípio básico desse livro é que o foco da reação deve ser o das políticas públicas. (...) Os profissionais que organizaram e escreveram os capítulos desse livro são grandes especialistas nacionais nos diversos temas que afetam a vida da cidade”.

Economistas de diversas tendências avalizam o livro. Fabio Giambiagi. (ligado ao PSDB) “ (...) Como militante do "Partido dos Cariocas", penso que, qualquer que seja o timoneiro deste nosso Rio tão sofrido nos próximos anos, deveria ter este livro permanentemente ao lado, como objeto de inspiração”. Ricardo Paes e Barros (idealizador do Bolsa Família)“O Rio tem um único destino possível: se tornar um centro de inovação tecnológica, científica e artística de dimensão mundial. Laura Carvalho ( ligada ao Psol) “O esforço de diagnóstico de nossos problemas conjunturais e estruturais para a formulação de um novo modelo de desenvolvimento para o Rio é urgente. Esse livro faz tudo isso de forma excepcional, com base em dados e análises técnicas de alguns de nossos melhores pesquisadores nessas áreas”.

Nenhum comentário: