domingo, 29 de maio de 2022

Bernardo Mello Franco: Nise e Genivaldo

O Globo

O presidente Jair Bolsonaro vetou a inscrição de Nise da Silveira no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Alegou que a homenagem, aprovada pelo Congresso, seria contrária ao interesse público.

A psiquiatra dedicou a vida a humanizar o tratamento de pacientes com transtornos mentais. Formada em 1926, rebelou-se contra os métodos agressivos da época, como o choque elétrico, a lobotomia e o enclausuramento.

No Centro Psiquiátrico Pedro II, que seria rebatizado com seu nome, Nise revolucionou as técnicas de terapia ocupacional. Os pacientes foram estimulados a trocar a vassoura pelo pincel. Em vez de passarem o dia varrendo o pátio, exercitavam a imaginação em ateliês de pintura.

A experiência resultou na criação do Museu de Imagens do Inconsciente. As obras de arte produzidas no Engenho de Dentro rodaram o mundo e foram estudadas por Carl Gustav Jung, fundador da psicologia analítica.

A vida de Nise inspirou filmes, livros e teses acadêmicas. Ela morreu em 1999, consagrada como referência da luta antimanicomial. Vinte e três anos depois, sua memória é aviltada por um presidente que despreza a ciência e exalta a tortura.

O veto de Bolsonaro foi publicado no Diário Oficial de quarta-feira. No mesmo dia, três agentes da Polícia Rodoviária Federal torturaram e mataram Genivaldo de Jesus Santos, diagnosticado com esquizofrenia.

O ato bárbaro ocorreu em Umbaúba, no interior de Sergipe, diante de dezenas de cidadãos. Um sobrinho avisou que o homem sofria de transtornos mentais, mas foi ignorado pelos policiais.

Genivaldo foi parado numa blitz quando dirigia sem capacete. Ele desceu da moto e obedeceu à ordem para pôr as mãos na cabeça. Mesmo assim, ouviu insultos, levou pontapés e foi jogado no chão. Em seguida, os agentes o arremessaram no porta-malas da viatura, onde despejaram gás lacrimogêneo e spray de pimenta. O compartimento virou uma câmara de gás, onde o homem se debateu por cerca de 15 minutos até morrer sufocado. Ele deixou mulher e filho de 7 anos.

Em nota, a PRF disse que os agentes usaram “instrumentos de menor potencial ofensivo” e atribuiu a morte a um “mal súbito”. A farsa foi desmontada porque testemunhas filmaram o assassinato com câmeras de celular.

O Código de Trânsito Brasileiro pune os motociclistas que trafegam sem capacete com multa de R$ 293,47 e suspensão do direito de dirigir. No acostamento da BR-101, essas sanções foram trocadas pela pena de morte instantânea.

Na véspera do crime, a PRF participou da operação que deixou 23 mortos na Vila Cruzeiro. O presidente elogiou a chacina e chamou seus autores de “guerreiros”. No país que elege Bolsonaro e massacra Genivaldo, não há espaço para a doutora Nise no Panteão da Pátria.

Universidade para poucos

O Brasil não é para amadores. Gente que nunca se importou com os cortes nas universidades públicas agora diz que elas precisam urgentemente de dinheiro... dos estudantes.

A emenda que institui a cobrança de mensalidade é do deputado General Peternelli. O bolsonarista já fez 435 discursos ou apartes na Câmara. Nenhum tratou das finanças do ensino superior.

Num acesso de sinceridade, o ex-ministro Milton Ribeiro resumiu a visão do governo sobre o assunto: “Universidade deveria, na verdade, ser para poucos”.

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Bolsonaro adora andar de moto sem capacete e nenhum policial o critica,o outro perdeu a vida por isso.