quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Vera Magalhães - Haddad com a batuta de maestro

O Globo

Caberá ao titular da Fazenda fazer com que a orquestra soe coesa, inclusive integrando Tebet à cozinha da equipe econômica

À medida que o ministério de Lula vai ganhando sua conformação final, fica cada vez mais claro que o futuro presidente conferiu a Fernando Haddad a batuta de maestro de uma orquestra grande, na qual os componentes têm influências e estilos distintos, mas que tem de soar coesa e harmnônica, inclusive para conquistar uma parcela bastante hostil da audiência.

Esse papel tem um peso maior na condução da política econômica, mas não só. Não serão poucas as vezes em que caberá ao ministro da Fazenda a missão de apagar incêndios com o Congresso e de coordenar ações também com a cozinha do Palácio do Planalto.

Sua nova posição, no coração do governo, difere muito daquela na qual ele permaneceu mais tempo nos governos Lula e Dilma, o Ministério da Educação. Vai exigir mais dos aprendizados duros da Prefeitura de São Paulo, pela complexidade das tarefas e a necessidade de composição, que a relativa tranquilidade de lidar com um tema que, embora de central relevância, ele dominava e para o qual tinha um desenho claro do que pretendia alcançar, como o MEC.

A chegada de Simone Tebet à equipe econômica se inscreve nesse desafio novo. Dos nomes que vão integrar seu time e os ministérios contíguos, é ela aquela com quem o titular da Fazenda tem menos afinidade — nenhuma, na verdade. Vêm de partidos e trajetórias políticas diferentes e sempre professaram ideias bastante díspares a respeito de temas como Previdência, privatizações, gasto público e papel do Estado, para ficar só em alguns dos grandes assuntos que vão pautar o dia a dia das relações entre suas pastas.

A falta de proximidade com Haddad foi uma das razões da senadora para chegar a dizer a interlocutores que achava que o Planejamento não era o melhor espaço para ela ocupar. Mas uma espécie de “resta um” da fase final de definições de espaços no primeiro escalão acabou levando a que ela aceitasse a designação.

Ela precisará colocar à prova seu poder de articulação política demonstrado no comando da Comissão de Constituição e Justiça ou na obtenção de espaço para a bancada feminina na CPI da Covid, para evocar dois episódios de sua mais recente atuação como senadora.

Com uma diferença: embora tenha se destacado como construtora de consensos nessas ocasiões, Tebet sempre teve, como dona do próprio mandato, autonomia para erguer a voz e comprar brigas, fosse com seu partido em ocasiões como a disputa do comando da Mesa do Senado, seja com o próprio comando da Casa, nas gestões Davi Alcolumbre e Rodrigo Pacheco.

Agora é diferente. Ela será a única não petista no time econômico, com exceção de Geraldo Alckmin, que, sendo vice-presidente, goza de uma garantia da qual Lula não poderá dotá-la, a de que mesmo que seja deslocado da pasta que lhe foi destinada não pode ser de fato “demitido”.

O jogo de cintura terá de ser dela, mas também do PT, em aceitar uma “forasteira”, e ainda mais uma que tem planos próprios para as eleições de 2026, não necessariamente coincidentes com os do partido. É nessa costura que Haddad terá de exercer sua função de regente.

Para a maionese desandar não custa. Basta que a lógica do palanque de 26 passe a ditar as relações nos primeiros dias, o que seria um erro de condução que poderia comprometer a orquestra de Lula e açular o pedaço da plateia predisposta a vaiar.

Nos últimos anos, quando foi escalado para diferentes missões espinhosas, Haddad tem demonstrado amadurecimento. Essa qualidade será essencial não só nos assuntos concernentes às definições de política econômica, mas na coordenação das diversas áreas do governo. Ele e Tebet não tinham conversado ainda quando ela aceitou integrar a futura administração. Caberá ao petista ter a sabedoria de integrar a recém-chegada ao corpo de instrumentistas sem deixar que atravesse nem que seja atropelada pelos demais músicos que já tocam juntos há mais tempo.

 

13 comentários:

Anônimo disse...

Maestro faria bem ao reger em acordo com Tebet, estrela política nacional com luz própria e representação de cinco milhões de eleitores. Também representa liberais democratas como pais do Plano Real, que apoiaram Presidente eleito no Segundo Turno.

Anônimo disse...

Vai tocar afinada e no compasso certo.
Não irá perder a oportunidade dourada, e sabe fazer bem feito.
Se atravessar, dançará, infelizmente.

Anônimo disse...

Senhores(as), desculpem mais uma vez trazer um assunto já falado e q nada tem a ver com o artigo presente. Faço pq creio importante.

Sobre os erros dos articulistas q lemos (são o q temos)

Claro q errar é humano. Insistir no erro é o q?
Cito articulistas como exemplo, mas vale pra todos, citados aqui ou não.
Merval, Magnoli, Vera, ...

Apoiaram o golpe contra a Dilma...
Apoiaram a eleição do genocida...
Apoiaram o Moro...
Não condenam o terrorismo...(pelo menos não na medida da merecida recriminacão)...
Criticaram o LULA e a Dilma com muito mais virulência do q o câncer bolsonaro...
Pouco criticaram o caos na saúde, na economia, nas intervenções nas instituições...
E continua....
Ressalto o ataque constante contra a democracia, de suma importância, e pouco condenado...
Em outras palavras, não temos jornalismo. Temos torcida. Movida pela ideologia desses "profissionais".
Ainda em outra palavras, nossos articulistas têm, sim, afinidades com o bozo, não importa , neste meu comentário, se por concordarem com o resultado negativo obtido ou por serem contra o PT.
Ainda em outras palavras, esta mídia q temos TEM SUA IDEOLOGIA E, PORTANTO, é CONFIÁVEL PRA QUEM professa a mesma ideologia.
FIQUEM ATENTOS - ESSE PESSOAL TEM LADO! Não é erro humano. Erro humano é aleatório, beneficia (ou prejudica) os lados na mesma frequência. Os erros de nossos articulistas TÊM TENDÊNCIA, CORRELACAO E VONTADE.

Anônimo disse...

Sr. Anônimo das 16:13:
Os articulistas citados, e outros, têm colaborado na minha formação política. Eles me fazem discernir sobre as intricadas rotas do poder.
Agradeço ao blog a divulgação desses artigos e pelo respeito à importância de uma imprensa livre.

Anônimo disse...

Sim. Também a minha. Da mesma maneira, sou agradecido. Mais ainda por dialogar com todos vocês.
Rogo q atenha-se ao argumento q apresentei: eles têm lado.
Perceber a inclinação do articulista, sua vertente, seus limites, seu PATRÃO, sua ideologia, enfim, é imprescindível.
Sua formação com certeza lhe permitiu perceber q, independente de nossa formação, TAMBÉM TEMOS LADO. Este blog, por seu idealizador e mantenedor, também tem - seu perfil abaixo não deixa dúvida (admirável, aliás, e muito revelador do lado q ficaria - ouso dizer q não ficaria junto do gado q por aqui pasta amiúde).
A variedade de articulistas q aqui são expostos corrobora o q falo e nos permite uma visão mais nítida do lado do articulista. Diante desta amplitude de tendências, arrisco-me a dizer q os autores mais velhos têm "mais lado" do q os mais jovens mas estes ainda não escrevem tão bem qt aqueles. Que acha? E, se concorda, por que é assim?

Anônimo disse...

O pior, de não concorda com o PT então é gado. Por ter sofrido com o governo dele é que deixou a confiança em pandarecos, ninguém em sã consciência apoia um governo perseguidor e mau. O Holocausto fala direitinho até onde a perversidade pode chegar. Se dependesse do Paulo Guedes já estaríamos em uma ditadura similar ao do Chile. Mas nada da direito as outras pessoas doentes o direito de agredir jornalistas respeitáveis. Se é doente, fracassado ou bully, procure ajuda de um psiquiatra, ninguém é obrigado a aceitar agressões gratuitas, no blog do Orlando não se publica agressões gratuitas. O brasileiro é mal visto em todo lugar, as mulheres são galinhas e os homens aplicadores de golpes e trambiques. É um horror que um país com tanta coisa a oferecer de bom seja conhecido como um país de ladroes. O próprio Lula já manifestou contra esse sentimento de vira-lata do brasileiro. Está passando da hora do país voltar à imagem e a educação que tínhamos. Democracia também abrange o ambiente em que se vive. Basta a “Macha das vadias” para envergonhar.

Anônimo disse...

O PT se comporta como polícia e Santa Virgenzinha que faz tudo direitinho e por isso é a dona absoluta da verdade. Pois não é, esse partido no passado (com o Gento sulista) campeou pessoas como gado e se desfez de várias delas por não seguir meticulosamente os preceitos do partido. Lula se referi a ele próprio como ser sublime e superior, mais honesto que Jesus Cristo, mas que as vezes, se transformava em Jararaca. Sua militância perseguia e judiava que nem uns carrascos. Chegando a atropelar propositadamente, criminalmente um idoso. Até recentemente cercaram o grupo did MBL, na Praça dos Três Poderes, que protestavam silenciosamente e, quebraram os
vidros de prédios nessa praça. O MST infernizavam de toda maneira possível, até incendiar um prédio de pesquisas. Esqueceram tudo que fizeram e agora postam-se de Salvadores da Nação um partido sem nódoa pronto para criticar a turma do Bolsonaro quando as suas próprias estripulias mantém-se vivas naqueles que não esqueceram o que eles fizeram. Me engana que eu gosto? Pois eu não gosto não , essa hipocrisia me enoja tanto quanto a que precede um vômito. Acham-se tão naturalmente superiores, depois que ganharam, apesar de tudo que conhecemos; através da inesquecível Rosemary e as viagens por conta do povo. Rosemary inclusive carregando uma grande soma em dinheiro vivo, para que?????? Estão tão empolgado se “achando”, que sem ainda tomar posse o novo presidente, sai despejando “suas” verdades em jornalistas estimados pelo povo e de grande reserva moral. Se estão assim antes da posse imagina depois. O passado os condenam, então vão com calma. Não serão is leigos que hão de ensinar as nossas
Reservas moral, nem tampouco os cândidos revoltosas. Quem nunca comeu melado não sabe que eles as vezes queimam. Quero deixar claro que essas opiniões não vale nada para aqueles que já conhecem : Demétrius , Elio Gaspar (até ele), Vera Magalhães, e


Anônimo disse...

O grande Merval Pereira da Academia Brasileira de Letras e tantos
outros jornalistas nesse blog. Antes de tomar posse já ensaiam a censura, que nunca vigorará, não depois dessa grande adesão à Internet no
Mundo todo. É na repressão que trabalha-se harmonicamente.

Anônimo disse...

Como a Ruth Cardoso faz falta, esta sim é um modelo de pessoa , ser marido não,’bem entendido.

Anônimo disse...

Tudo leva a crer que já estão colocando
em vigor a censura..’Os atos dos bully indicam isso


Anônimo disse...

Perdeu o senso do ridículo e da vergonha,’se fosse um
Portento não seria em blog que iria demonstrar - estaria senti entrevistada po um NYT , The Guardian ou outro jornal de renome. Escreveria ensaios e teria nome conhecido sem precisar usar anônimo. A palhaçada tem nome, pretender ser o que não é: complexo de inferioridade disfarçado em Ego. Tem cura com sessões psiquiatras e choques elétricos. Conheci muitos Napoleoes de hospício que se curaram .

ADEMAR AMANCIO disse...

Gostei do artigo da jornalista.

Anônimo disse...

1) Críticas à imprensa ou a jornalistas/colunistas específicos não são censura.
2) Acho que o PT tem e teve muitos problemas (alguns já citados aqui nos comentários anteriores), mas não acredito que o partido ou o Lula apoie ou queira implantar censura.
3) Críticas fazem parte de qualquer atividade, e PENSAMENTO CRÍTICO é fundamental em qualquer leitura que se faça! Conviver com críticas é nossa obrigação!