sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Elena Landau* - Quem não se comunica ...

O Estado de S. Paulo

Primeira semana do novo governo faz lembrar Chacrinha e Stanislaw Ponte Preta

Lembrei de Abelardo Barbosa e Sergio Porto nesta primeira semana de governo. Chacrinha usava muito o bordão “eu vim para confundir, e não para explicar”. Foi exatamente o que se passou nas idas e vindas sobre o Marco do Saneamento. Uma enorme confusão sobre o papel da Agência Nacional de Águas (ANA), que deixou no ar a possibilidade de retrocesso numa das mais importantes reformas regulatórias dos últimos anos. O novo marco gerou um aumento significativo do investimento privado e impôs metas de universalização, dando esperanças de acesso a água e esgoto à população de baixa renda abandonada na lama por anos de atuação estatal.

Stanislaw Ponte Preta criou a expressão Febeapá (“Festival de Besteiras que Assolam o País”). A semana foi pródiga. Na sua posse, Lupi bradou: “A Previdência não é deficitária”. É terraplanismo puro em governo que promete respeitar a ciência. Sua “antirreforma” foi mais um anúncio a ser desmentido em menos de 24 horas.

A ideia de rever a governança das estatais, anunciada por Esther Dweck, é outro equívoco. A ministra assumiu em evento prestigiado por um discurso de Dilma, que sugeriu a reversão de inúmeras reformas do governo Temer – aquelas que salvaram o País da terra arrasada legada por ela.

A suspensão das privatizações era previsível. Inclusive, a retirada da Petrobras, que não passava de fanfarronice de Guedes. Mas quando até a Ceitec está sendo ressuscitada, nem Pollyanna resolve.

Nesse cenário, a Lei das Estatais se torna ainda mais relevante. A lei não criminaliza a política, simplesmente exige qualificação técnica para cargos na administração das estatais.

Em seu discurso, Lula errou no tempo ao afirmar que as estatais estão sucateadas. Estavam em 2015, quando se registrou prejuízo recorde no seu conjunto. A intervenção nos preços, mais investimentos para lá de duvidosos, geraram um nível de endividamento na Petrobras e Eletrobras que teria levado à falência qualquer empresa privada. Lucros foram registrados já em 2016 com uma nova gestão e, após anos de ajustes, dividendos voltaram a ser distribuídos.

Quem mais ganhou com isso foi o dono delas: o governo federal, que representa a todos nós. Não houve rapinagem alguma. E junto ganharam os trabalhadores, que nos anos 2000 acreditaram na empresa e usaram o FGTS para comprar ações da Petrobras. Conseguiram recuperar todo o dinheiro perdido por conta das desastrosas administrações que se seguiram. A tal “nova governança” coloca tudo isso em risco novamente.

Em boa hora, Lula resolveu colocar ordem na casa, afinal quem não se comunica, se trumbica.

*Economista e advogada

4 comentários:

Anônimo disse...

E a articulista se comunica muito bem.
O texto é objetivo.
Os fatos demonstrados estão ao alcance do entendimento do leitor.
Precisamos sempre de nos aclarar com pessoas competentes.
A divulgação neste site faz pelo eleitor muito mais que horas de horario gratuito nos meios de comunicação.

Anônimo disse...

Calma e cuidado aí.
Elena Landau não dá ponto sem nó e nem faz nada de graça

Anônimo disse...

O texto é realmente muito bem escrito e claro. Mas também cheio de ideologia e opiniões, não necessariamente verdadeiras ou corretas, sobre temas bem complexos ou discutíveis. Acredito que tenha sido uma simplificação exagerada, que mereça todo o cuidado recomendado pelo segundo anônimo. Num primeiro momento, gostaria de saber em quem votou a articulista. Isto pode explicar muito das suas ideias!

Anônimo disse...

Elena votou em Lula no segundo turno, mas era responsável pelo programa econômico de Simone Tebet, em quem votou no primeiro turno. Huuuuuuuum.....