sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Bernardo Mello Franco - Pior semana do Bolsonarismo

O Globo

Fiasco no Senado, acusações de Marcos do Val e prisão de Daniel Silveira complicam ex-presidente

O bolsonarismo viveu sua pior semana desde a derrota para Lula na corrida presidencial. Na quarta-feira, o capitão foi dormir com o fracasso de Rogério Marinho na eleição do Senado. Na quinta, acordou com as acusações do senador Marcos do Val e a prisão do ex-deputado Daniel Silveira.

A extrema direita queria capturar o Senado para emparedar o governo e torpedear o Judiciário. Pelo roteiro, Marinho abriria um processo de impeachment contra Alexandre de Moraes. Seria o fim do pacto entre os Poderes em defesa da democracia, selado após a intentona fascista do 8 de janeiro.

Minutos antes da votação, Michelle Bolsonaro despontou no tapete azul e irrompeu no plenário do Senado. Esperava festejar uma zebra, mas testemunhou a reeleição do favorito, Rodrigo Pacheco.

O fiasco de Marinho ajudará a isolar a extrema direita no Congresso. Num ato falho, a estreante Damares Alves se referiu ao ex-presidente como uma figura do passado. "Não vou deixar o Brasil esquecer por um minuto quem foi Jair Bolsonaro", disse. A solidão da pastora, evitada pelos novos colegas, sugere que ela pode ser esquecida antes do chefe.

A língua solta de Marcos do Val criou outro problema para o capitão. O senador ligou o ex-presidente a uma operação clandestina para gravar um ministro do Supremo e tentar impedir a posse de Lula.

Do Val é um dos personagens exóticos que surfaram a onda da antipolítica em 2018. Falastrão, apresenta-se como instrutor da Swat, da Nasa e do FBI. Seu relato parece amalucado até para os padrões bolsonaristas, mas convém não menosprezar o potencial da turma.

O terceiro elemento da trama é outro aloprado. Indultado pelo capitão, Silveira debochou da Justiça e desrespeitou as medidas cautelares impostas pelo Supremo. O brucutu perdeu o foro privilegiado no dia 1º. Na manhã seguinte, despertou com a visita do camburão da PF.

 

4 comentários:

Anônimo disse...

Damares Alves, pastora safada e mentirosa, cúmplice de GENOCÍDIO! Esta criminosa tem que ser processada e presa!

Anônimo disse...

Damares discursando no seu porãozinho (gabinete),
para uma plateiazinha ao nível de sua insignificância,
espelha o ridículo de sua relevância : zero.

Anônimo disse...

Damares, viu Jesus, em um galho de goiabeira, mas, não viu as atrocidades dos garimpeiros e a fome dos índios.

ADEMAR AMANCIO disse...

Misericórdia!