quinta-feira, 23 de março de 2023

MDB prepara estratégia para aumentar número de prefeituras em 2024

A meta é chegar a outubro do ano que vem com cerca de 900 prefeitos filiados

Por Juliana Braga / Valor Econômico

BRASÍLIA - O presidente do MDB, Baleia Rossi, já começou os trabalhos para tentar superar em 2024 o número de 784 prefeituras eleitas em 2020.

Nas últimas eleições municipais, o partido encolheu, tendo saído de 1.044 gestões conquistadas no pleito anterior, mas conseguiu manter a posição de campeã de prefeituras.

O esforço agora é para não perder o posto para legendas como PL, PP e PSD, que cresceram nos últimos anos e tiveram os cofres robustecidos pelo fundo partidário após aumentarem as bancadas federais.

Uma das frentes é tentar filiar chefes de Executivos municipais já em exercício, incluindo os candidatos à reeleição ou os que desejam fazer sucessor.

A meta é chegar a outubro do ano que vem com cerca de 900 prefeitos filiados.

Outro objetivo é apaziguar brigas nos diretórios estaduais, que têm o potencial de boicotar o próprio MDB. No último sábado (18), por exemplo, Baleia pôs fim a impasse entre os ex-deputados Raul Henry e Jarbas Vasconcelos, com a nova eleição dos dirigentes do partido em Pernambuco. Henry manteve a presidência e Vasconcelos foi eleito como primeiro vogal.

Baleia reconhece que a força do partido ainda está nos municípios pequenos e médios, mas o objetivo é ampliar o número de cidades grandes.

Para isso, aposta também na projeção que os ministérios comandados pela legenda podem oferecer -Cidades e Transportes são pastas com capilaridade e capacidade de entregar obras.

Nenhum comentário: