terça-feira, 30 de maio de 2023

Dora Kramer - Agendas em choque

Folha de S. Paulo

De ilusionismos eleitorais também padecem as democracias

Há 20 anos, Luiz Inácio da Silva era um personagem a quem quase tudo era permitido. Hoje, não mais. Sinal de que o Lula eleito em 2022 estava com a cabeça em 2002 foi aquele voo em jatinho de empresário amigo para participar da COP27, no Egito, ainda durante a transição.

Pertence à mesma série de descompassos entre o pretendido e o resultado obtido o lugar dado a João Pedro Stedile na comitiva da viagem à China, em abril, enquanto o convidado anunciava ofensiva de invasões de terra pelo MST. Ambos os casos provocaram críticas e desconcerto.

Em vários outros houve bem mais que isso. O Congresso reagiu na forma de derrotas impostas a uma agenda que não se adequava ao perfil do Parlamento, diverso daquele de 2003 em que o Senado era presidido por um José Sarney aliado incondicional, e a Câmara, pelo petista João Paulo Cunha.

Os repetidos reveses, com destaque para o da desidratação das pastas do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas na medida provisória do redesenho da Esplanada, são atribuídos ao conservadorismo do Congresso. É verdade, mas surpresa alguma.

Esse perfil saiu nas urnas em outubro passado. O governo eleito no final daquele mês desde então sabia que deveria compatibilizar sua pauta à da representação congressual escolhida pela maioria do eleitorado. Goste-se ou não, foi o pacto proposto e deveria ser observado.

De ilusionismos eleitorais também padecem as democracias. Sob o jugo do populismo definham de modo sutil e vagaroso, diferentemente do desmonte explícito provocado pelos arroubos de aspirantes a tiranos.

A venda de utopias na corrida por conquista de votos faz parte do jogo. É normal, mas dentro de limites.

Quando se ultrapassam as fronteiras do razoável e as ilusões vendidas se desfazem por completo no confronto com a realidade, tem-se o chamado estelionato eleitoral sob a égide do qual se contrata o descrédito da política, mortal para a democracia.

 

Um comentário: