Ameaçado de nova prisão pela ditadura, teve de se exilar na Argélia, onde permaneceu por 14 anos, regressando ao Brasil com a Lei de Anistia de 1979. A partir das eleições gerais de 1982, foi eleito Deputado Federal por várias legislaturas e novamente governador por dois mandatos. O povo pernambucano lhe fez justiça, em seu retorno ás atividades políticas.
Pernambuco, em seu primeiro governo, foi
o estado mais democrático da Federação (1).
É que coincidiu com a extensão da
legislação trabalhista aos trabalhadores rurais pelo governo do Presidente João
Goulart (1961/1964).
Atraso de vinte anos, nos quais cerca de
duzentos mil trabalhadores das Usinas e Engenhos da Zona da Mata, em
Pernambuco, não auferiam nenhum direito, ao tempo em que fora criado o
décimo-terceiro salário e aprovada a Lei Orgânica da Previdência Social.
Acrescem a sindicalização rural,
fundação de Sindicatos rurais, uma Federação estadual e preço favorável do
açúcar no mercado internacional.
Também ao amparo do Estatuto do Trabalhador Rural - Lei 4.214, de 02/03/1963, aprovada pelo Congresso Nacional, foi feito o Acordo do Campo, regulando o trabalho no meio rural, onde, secularmente, vigoravam relações de produção pré-capitalistas.
Fonte de referência: Antonio Callado Repórter
- Tempo de Arraes e Vietnã do Norte - Ediouro Publicações S.A - 2005.
*Antonio Fausto de Nascimento, foi dirigente sindical, bancário e secretário de Trabalho governo Arraes (1963-1964)

Nenhum comentário:
Postar um comentário