sábado, 27 de setembro de 2014

Alckmin oscila para cima e disputa terminaria no 1º turno, diz Datafolha

Alexandre Aragão – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - O candidato à reeleição ao governo de São Paulo,Geraldo Alckmin (PSDB), oscilou dois pontos percentuais para cima, registrando 51% das intenções de voto, mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (26). O índice é suficiente para que o candidato se reeleja no primeiro turno da disputa.

Os principais adversários de Alckmin, Paulo Skaf(PMDB) e Alexandre Padilha (PT), mantiveram os mesmos números que somaram na pesquisa anterior, 22% e 9%, respectivamente. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.

O cenário da corrida pelo Palácio dos Bandeirantes apresenta poucas alterações desde a primeira pesquisa registrada pelo instituto, na segunda semana de julho. Desde então, Alckmin aparece como líder isolado, registrando apenas uma queda, entre a primeira e a segunda semana de setembro.

O governador tinha 54% na primeira pesquisa, em julho. Oscilou para 55% e, depois, para 53%; em seguida, caiu para 49%. Agora, oscilou para cima e registra 51%.

O candidato do PMDB, Paulo Skaf, registrou 22% nas três pesquisas mais recentes, todas feitas em setembro. Desde o primeiro levantamento do Datafolha, em julho, Skaf cresceu seis pontos percentuais. Já o petista Alexandre Padilha começou a disputa com 4%; oscilou para 5%, depois 7% e 9%, na semana passada –mesmo índice registrado na atual pesquisa.

Gilberto Natalini (PV) e Laércio Benko (PHS) têm 1% das intenções cada. Os demais candidatos não pontuaram.

Segundo turno
O Datafolha também testou o cenário de segundo turno entre Geraldo Alckmin e Paulo Skaf, com vantagem para o candidato à reeleição.

Alckmin oscilou um ponto para cima, de 58% para 59%. O peemedebista registrou o mesmo índice que nas duas pesquisas anteriores, 30%.

O levantamento foi realizado entre quinta-feira (25) e esta sexta. Foram realizadas 2.114 entrevistas, em 60 municípios paulistas, com eleitores de 16 anos ou mais.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob as siglas SP-00046/2014 e BR-00782/2014.

Nenhum comentário: