sábado, 27 de setembro de 2014

Tarso reage e empata com Ana Amélia no RS, mostra Datafolha

Felipe Bachtold – Folha de S. Paulo

PORTO ALEGRE - A pouco mais de uma semana do primeiro turno da disputa ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) conseguiu empatar a disputa com Ana Amélia Lemos (PP), que havia liderado durante toda a campanha.
Segundo pesquisa Datafolha feita em parceria com o grupo RBS, o governador e a senadora tem 31% das intenções de voto.

Em relação à pesquisa anterior, da semana passada, Ana Amélia perdeu seis pontos (tinha 37%) e Tarso ganhou quatro (tinha 27%).

O peemedebista José Ivo Sartori permanece em terceiro lugar, com 17% –subiu quatro pontos desde a semana anterior. Vieira da Cunha (PDT) está em quarto, com 2% (tinha 3%).

Brancos e nulos somam 4%. Não sabem ou não opinaram 14%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quando se leva em conta os votos válidos, que exclui brancos e nulos e é o critério de divulgação de resultados pela Justiça Eleitoral, Ana Amélia e Tarso estão com 38%. Na semana passada, a candidata do PP tinha 46%, contra 33% do petista.

Para a eleição terminar no primeiro turno, o candidato precisa de 50%, mais um voto.

Segundo turno
No levantamento, o Datafolha também fez uma simulação de segundo turno entre a senadora e o governador, que agora estão em empate técnico: 44% para Ana Amélia e 40% para Tarso.

A rejeição a Tarso, a maior entre os candidatos, ficou estável (24%). Já a de Ana Amélia avançou de 13% para 17%.

Na semana anterior, a ex-radialista e comentarista do grupo RBS vencia o petista nessa simulação por 48% a 34%.

O instituto ouviu 1.374 eleitores em 53 municípios do Estado, entre quinta (25) e sexta-feira (26).

Estabilidade
Ana Amélia e Tarso não haviam oscilado muito na preferência do eleitorado desde a primeira pesquisa, feita antes do início do horário eleitoral, em meados de agosto.

A candidata vinha mantendo uma vantagem de oito a dez pontos percentuais para Tarso.

Desde então, a maior novidade da campanha foi o crescimento do peemedebista Sartori, que se apresenta como terceira via e vem tentando vincular sua campanha à presidenciável Marina Silva (PSB).

Tarso se licenciou do governo na semana passada para poder se dedicar mais à campanha. Na TV e no rádio, os ataques a Ana Amélia se intensificaram.

Senado
Na disputa pela vaga no Senado, Lasier Martins (PDT) e Olívio Dutra (PT) continuam em empate técnico, mas o petista assumiu a dianteira numérica.

O ex-governador tem 31% das intenções de voto, contra 29% do ex-apresentador do grupo RBS. Pedro Simon (PMDB), que assumiu o lugar de Beto Albuquerque (PSB), que deixou a disputa para ser o vice de Marina na eleição presidencial, marcou 13%.

Olívio cresceu cinco pontos em relação à pesquisa da semana passada (tinha 26%) e Lasier oscilou um ponto para cima (tinha 28%). Simon oscilou um ponto para baixo.

Brancos e nulos somam 5%, e indecisos, 17%.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com os números RS-00021/2014 e BR-00782/2014.

Nenhum comentário: