sábado, 13 de setembro de 2008

Ibope: Paes chega a 27%; Crivella tem 23%


Flávio Tabak e Sergio Duran
DEU EM O GLOBO

Os dois estão tecnicamente empatados, situação que se repete com Jandira, Gabeira, Solange e Molon


A 23 dias das eleições, o candidato do PMDB, Eduardo Paes, subiu oito pontos em relação à última pesquisa Ibope e tem hoje 27% das intenções de voto, liderando a disputa pela prefeitura do Rio. Paes ultrapassou o adversário Marcelo Crivella, do PRB, que caiu de 24% para 23% e agora é o segundo colocado. Os dois, porém, estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Outra troca de posições ocorreu entre os deputados federais Fernando Gabeira (PV) e Solange Amaral (DEM). O candidato do PV atingiu o quarto lugar, subindo de 5% para 6%. Solange manteve-se estável com 5% e perdeu a posição. O levantamento mostra ainda que a candidata Jandira Feghali (PCdoB), que vinha em queda desde a primeira pesquisa, perdeu mais um ponto e tem hoje 9%, mantendo o terceiro lugar. O candidato do PT, Alessandro Molon, passou de 2% para 4%. Os quatro candidatos, apesar da vantagem de Jandira, estão tecnicamente empatados.

O quarto levantamento feito pelo Ibope nas eleições municipais do Rio foi encomendado pela TV Globo e o jornal "O Estado de S.Paulo", e divulgada ontem pelo "RJ-TV". O instituto ouviu 1.001 eleitores entre a última terça-feira e anteontem. A pesquisada foi registrada na 228ª Zona Eleitoral sob o número 28/2008.

Número de eleitores indecisos cai para 11%

Chico Alencar, do PSOL, perdeu um ponto e tem agora 1%. O índice é o mesmo do candidato pelo PDT, Paulo Ramos. Filipe Pereira (PSC) e Antônio Carlos (PCO) não pontuaram. Eduardo Serra (PCB) não foi citado.

O resultado também mostrou forte queda no número de eleitores indecisos, de 18% para 11%. Votos em branco ou nulos somaram 12%.

Paes, que na última semana já havia assumido o primeiro lugar na pesquisa Datafolha, comemorou a liderança no Ibope:

- Vejo com alegria o resultado. A população está entendendo nossa proposta, mas vou continuar discutindo os problemas da cidade com humildade.

Crivella, por sua assessoria, disse que "a melhor pesquisa é o carinho do povo nas ruas". Solange mantém a confiança no número de indecisos.

- É bom esse empate (técnico) no terceiro lugar. O Ibope tem tradição de errar aqui no Rio. O número dos que ainda não sabem em quem votar é alto. Tenho toda a condição de estar no segundo turno e vencer.

Gabeira disse que a pesquisa "não expressa a realidade" e atacou o instituto:

- Tenho sólidas razões para não acreditar nas pesquisas do Ibope porque trabalha para um partido envolvido na campanha eleitoral, o PMDB. Minha visão é a das ruas.

Chico Alencar assume um tom parecido:

- Essa pesquisa está divorciada da realidade. Essa manipulação chega ao absurdo de eu ter menos votos do que para a eleição para deputado federal de 2006. É suspeita.

Já Molon comemorou:

- É o início do conhecimento da nossa candidatura pelos eleitores. Esta eleição vai ser disputada até o último dia.

Jandira Feghali foi procurada, mas não respondeu.

Após a confirmação da subida de Paes, candidato do governador Sérgio Cabral, os outros candidatos intensificaram os ataques ao governo estadual na TV. Crivella destacou ontem seu programa Zona Franca Social, de estímulo ao desenvolvimento econômico em comunidades e áreas de baixa renda da cidade, e disse que agora há um programa do governo estadual semelhante ao programa dele:

- Tem até o mesmo nome, ""Zona Franca"" - disse, afirmando que vai entregar seu projeto ao governador.

Jandira preferiu atacar pelo flanco da saúde e tratou de falar da ""realidade dos hospitais estaduais"".

Nenhum comentário: