domingo, 20 de maio de 2012

Dividido, PT vai às urnas escolher candidato

Petistas definem, hoje, entre o prefeito João da Costa e o deputado Maurício Rands, o nome do partido na eleição do Recife. Clima hostil dominou campanha.

PT define seu destino

Disputa interna. Após dois meses de uma guerra fratricida, legenda escolhe entre João da Costa e Maurício Rands seu candidato à PCR

Bruna Serra

Com ares de primeiro turno da eleição municipal de outubro, o Partido dos Trabalhadores realiza hoje a sua prévia partidária, de onde sairá o candidato à Prefeitura do Recife. Após 60 dias de campanha, alguns bate-bocas e muitas alfinetadas, o militante chega ao dia D temendo pelo futuro da legenda no comando político da capital pernambucana. O clima tenso entre os dois pré-candidatos, o prefeito João da Costa e o secretário estadual de Governo, Maurício Rands, contaminou a organização do pleito. A Executiva municipal petista transformou-se em praça de guerra, onde qualquer reunião para definir os detalhes da votação travestiu-se de disputa visceral.

Entre as 33 mil pessoas que hoje integram o quadro de filiados do PT no Recife, aproximadamente 24 mil estão aptas a votar neste domingo. Após perder o prazo para solicitação das urnas eletrônicas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Executiva municipal, responsável pela organização, chegou a cogitar a contratação de uma empresa privada que implementasse votação. Depois de muito diálogo, os dirigentes conseguiram as 71 urnas que estarão distribuídas em 13 locais de votação, com destaque para as zonas no bairro de Ibura, de Casa Amarela e Santo Amaro, que concentram o maior número de eleitores militantes.

Por tratar-se de um domingo, o tribunal não pôde oferecer a mão de obra necessária para a fiscalização. Sendo assim, o partido foi obrigado a contratar mão de obra de uma empresa de tecnologia da informação, que treinou 160 mesários para fiscalizar a votação. Dois grupos designados pela equipe de cada pré-candidato trabalhará na fiscalização do pleito, ponto que, em se tratando de PT, certamente gerará confusão. Apesar do ambiente entre os militantes ser de provocação, o estatuto do partido permite que seja realizada propaganda boca de urna.

Acordo

João da Costa e Maurício Rands votarão logo pela manhã, mas como o local de votação dos dois é o mesmo, a Escola Estadual Divino Espírito Santo, na Caxangá, um acordo de cavalheiros foi estabelecido para evitar o encontro. O senador Humberto Costa e o ex-prefeito João Paulo também compartilham o mesmo local de votação. Por volta das 9 horas, irão à Escola Estadual Sizenando da Silveira para votar.

Assim como acontece nas eleições gerais, o fechamento das urnas está marcado para as 17 horas. A expectativa dos candidatos é de que em no máximo uma hora o resultado possa ser anunciado na sede da Executiva estadual. O prefeito aguardará a contagem dos votos na sede da Executiva municipal, junto com as lideranças que o apoiam. Já Rands assistirá a apuração no diretório estadual, ao lado do senador Humberto Costa. O deputado João Paulo não estará presente, pois viaja no final da tarde para África do Sul, em missão do Congresso Nacional.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: