segunda-feira, 16 de julho de 2012

Na Fenearte, oposição critica área de cultura em Recife

Três candidatos à PCR visitaram a feira de artesanato. Daniel e Mendonça aproveitaram para cobrar pagamento de cachês para artistas locais. Humberto rebateu

Bruna Serra

No último dia da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) três dos principais candidatos à Prefeitura do Recife resolveram fazer seu teste de popularidade no evento do Centro de Convenções. Os prefeituráveis oposicionistas Daniel Coelho (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) aproveitaram a oportunidade para trazer à tona um tema polêmico da gestão petista: o pagamento de cachê aos artistas locais. Embalados pelo clima cultural, ambos afirmaram receber queixas de artistas do Estado que acusam receber seus pagamentos mais de seis meses após terem realizado as suas apresentações na capital.

“Muitos músicos me procuraram recentemente para que denunciasse que ainda não receberam o cachê do Carnaval. Quer dizer, os artistas de expressão nacional que vêm se apresentar aqui recebem antecipadamente e os recifenses passam por essa situação?”, indagou Daniel, em provocação ao alardeado “modo petista de governar”. Na mesma linha, o pré-candidato democrata Mendonça Filho endossou as críticas do tucano e afirmou que, se eleito, criará pontos permanentes de apresentações culturais como casas de frevo e forró apoiadas pelo município.

“Não podemos desprestigiar os artistas populares. Passar seis meses para receber um cachê é uma falta de respeito. Vamos estimular as apresentações de ritmos pernambucanos, o que vai incentivar também o turismo e a geração de emprego”, destacou. O democrata percorreu a feira por quase duas horas e foi bastante assediado. Ouviu queixas, posou para fotos e visitou diversos estantes.

Último a chegar na Fenearte, Humberto Costa (PT), acompanhado do vice, João Paulo, também chamou a atenção. Os dois conversaram bastante com artesãos, tiraram fotos e conversaram com as pessoas. Questionado sobre as críticas adversárias, rebateu destacando as iniciativas do partido nas três gestões. “Fomos nós quem criamos o Carnaval Multicultural que é um sucesso, o Ciclo Natalino e o São João que está cada ano mais tradicional. Se há problemas de pagamento é nesta gestão, mas deve ser por questões de fluxo de caixa, complicada pela redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios e da arrecadação”, justificou. Procurada pelo JC para se pronunciar sobre o caso, a assessoria da PCR não respondeu aos contatos da reportagem.

Candidato do PSB, Geraldo Julio, dedicou o dia de ontem aos proporcionais. Passou o domingo frequentando inaugurações de comitês de candidatos de vários partidos. A coligação conta com mais de 400 nomes disputando uma vaga na Câmara. “São eles que vão levar o nosso nome e as nossas propostas aos quatro cantos do Recife nessa campanha”, afirmou o prefeiturável socialista, em sua peregrinação pelos bairros do Cordeiro, Nova Descoberta e Alto do Buriti. Hoje, Geraldo, Mendonça e Daniel participam dos eventos em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife. Humberto fará reunião com as mulheres do PT.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: