quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Violência explode em Salvador

Estudo mostra que o número de homicídios quintuplicou em Salvador num período de dez anos. São 61 homicídios por 100 mil habitantes, cinco vezes mais do que a ONU considera suportável.

BA tem cinco cidades na lista das 20 mais violentas do país

Polícia procura quadrilha que estuprou promotora em Salvador

RIO, SÃO PAULO e SALVADOR - Dos 20 municípios mais violentos do país (com mais de 10 mil habitantes), cinco estão na Bahia, segundo o Mapa da Violência, do Instituto Sangari: Simões Filho e Lauro de Freitas, ambos pertencentes à Região Metropolitana de Salvador, além de Eunápolis, Porto Seguro e Itabuna.

- É um estado muito violento. É uma questão de calamidade pública - diz o sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, que também vê uma normalização na notificação dos homicídios ao sistema de saúde. - Até a década de 90, tínhamos um problema de subnotificação na Bahia. Ao menos, isso não ocorre mais, o que ajuda no diagnóstico do problema.

Em 2011, foram registrados 4.380 mortes na Bahia, superando os assassinatos registrados no estado de São Paulo, onde foram contabilizadas 4.194 vítimas.

Promotora é estuprada

A polícia baiana está à procura da quadrilha que sequestrou uma juíza e uma promotora de Justiça na noite de quinta-feira, no bairro da Pituba, na orla da capital baiana. Elas foram levadas para a periferia, assaltadas e agredidas. A promotora foi estuprada, segundo a polícia.

As vítimas foram abordadas por três homens quando estacionavam o carro próximo a um bar. Depois de rodar com as vítimas pela cidade, os bandidos liberaram a juíza e levaram promotora para uma casa, onde ela foi violentada. Ela só foi liberada na manhã seguinte.

Na semana passada, o coronel da PM Everton Tosta e sua mulher também foram vítimas de sequestro-relâmpago num condomínio do Litoral Norte do Estado. Outro caso que chamou a atenção foi o assalto, na manhã da quinta passada, de um ônibus, na avenida da orla, que transportava turistas do aeroporto para o Centro de Salvador. Os 40 passageiros foram saqueados.

A violência tem sido o principal problema da gestão do governador Jaques Wagner (PT). Ele qualificou o ataque à juíza e à promotora como um "absurdo", garantindo que a polícia está fazendo de tudo para prender os criminosos.

Dados mais confiáveis

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, explicou que o fato de o número de assassinatos no último fim de semana na Região Metropolitana de Salvador (25 casos) ter sido maior do que os dados apresentados pela polícia de São Paulo (24) e Rio de Janeiro (12) seria motivado pela melhor eficiência e transparência da coleta e veiculação de dados da Bahia.

- Nossos dados são atualizados a cada 12 horas, e as mortes são notificadas imediatamente após as equipes encontrarem os corpos - disse o secretário, especulando que isso não ocorreria nos outros estados.

Ainda segundo Barbosa, o último fim de semana foi atípico em razão do feriadão.

- A média dos assassinatos nos fins de semana em Salvador e nos 12 municípios da Região Metropolitana é de 14.

O secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida, admite que é grave o aumento da violência no estado, mas pondera que o governo não tem medido esforços para enfrentá-lo. Ele conta que o poder público criou "Pacto pela vida", plano que reúne órgãos do Estado, Judiciário e Ministério Público cuja função é acompanhar a questão da criminalidade e agilizar o combate, avaliando quinzenalmente a evolução dos números.

Almeida destaca também a implantação de dez bases comunitárias em bairros considerados violentos, a transferência de chefes de quadrilhas para presídios nacionais e a desarticulação de bandos de roubos a banco como providências do estado. Ele atribui os últimos casos de violência como "pontuais".

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: