segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O bicho vai pegar - Ricardo Noblat

“Não respondo nem amarrada” Dilma Rousseff ao reagir à pergunta sobre se o candidato a presidente em 2014 será ela ou Lula

Conselho que vale no mínimo para os primeiros meses do novo ano: preste atenção quando Gilberto Carvalho (foto), ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, disser alguma coisa. Lula alugou a boca dele ao se ver acuado pelo julgamento do mensalão, pela descoberta da quadrilha da qual fazia parte Rosemary Noronha, sua ex-secretária, e pela delação à procura de um prêmio feita por Marcos Valério .

GILBERTO FOI posto na antessala da presidente Dilma para funcionar como o principal olheiro de Lula , prestando também ao exigente chefe todo tipo de serviço . Um deles: falar quando Lula não puder ou não achar conveniente . Transmitir suas orientações públicas para dentro ou fora do PT . Com especial afinco , Gilberto ocupou-se disso nas últimas atribuladas semanas.

EM ENTREVISTAS vapt-vupt, em pelo menos uma, extensa, concedida ao jornal “Correio Braziliense”, e em vídeo divulgado no site do PT , ele disse o que Lula lhe soprou. O PT está obrigado a ser solidário com os mensaleiros que tombaram lutando , imagina Lula. Mais do que isso: está obrigado a defendê-los diante dos evidentes “exageros” produzidos durante os quatro meses de julgamento.

“NÃO É PORQUE um companheiro seu cometeu um erro ou foi vítima de exageros que você irá abandoná-lo”, ensina Lula. Ou melhor: Gilberto. “Por outro lado , não há dúvida de que o PT precisa se renovar e se refazer do ponto de vista da ética, da coisa pública, e fazer isso não apenas olhando para os próprios erros, mas para as questões estruturais da política que induzem a essa cultura.

” NO SEGUNDO SEMESTRE de 2005, Lula foi à televisão e pediu desculpas aos brasileiros. Uma vez reeleito no ano seguinte, voltou a se referir ao mensalão como “uma farsa ”. Quem quiser espere deitado o dia em que Lula admitirá o que o Supremo Tribunal Federal concluiu enfático: foi mensalão. E com dinheiro público. Não foi caixa dois, o que também configuraria crime.

“O ERRO DO PT foi um erro de caixa dois”, insiste Gilberto . Digo: Lula . “Não reconheço nada do que foi co-locado em termos de pagamentos mensais.” Compreensível. Lula não pode admitir que mentiu durante todos estes anos. De resto , os presídios estão super-lotados de inocentes condenados sem motivo... Acolher mais alguns não far á para eles a menor diferença.

A ESPERTEZA DE Lula é maior do que a de Gilberto. Lula teria sido mais cuidadoso ao responder sobre a reforma política, que poderia introduzir o financiamento público de campanhas. Gilberto revelou sua descrença na aprovação da ideia de financiamento público — até aí nada de mais. Mas derrapou ao afirmar: “Os outros partidos não são menos corrompidos do que o PT .” Epa!

LULA NÃ O DIRIA que o PT é um partido corrompido — o que é isso , meu irmão? Golpismo midiático? Sai pra lá! Lula diria que o PT apenas se valeu das mesmas armas empregadas pelos demais partidos . Não deixaria brecha para que se pense que seus companheiros , mártires do mensalão, possam ter embolsado algum. Se desviaram dinheiro, foi para o bem do povo brasileiro.

POR FIM, em 2013 o “bicho vai pegar”, alertou Lula via Gilberto . Para ele, os ataques sofridos por Lula têm um só objetivo: “Destruir o nosso PT , o nosso governo.” Lula receia ser processado pelo que Marcos Valério anda dizendo e convoca o PT para a luta . Ao mesmo tempo , sabe que essa seria sua melhor chance para voltar como candidato a presidente em 2014. “O povo é quem me julgará. ” Que tal? Feliz ano novo!

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: