terça-feira, 17 de setembro de 2013

Política - Cláudio Humberto

Juiz acusado de grilagem
O Conselho Nacional de Justiça avocou processo da Corregedoria de Justiça da Bahia em um caso de invasão de terras, abuso de poder e destruição de patrimônio alheio. O juiz acusado é Vitor Manoel Sabino Xavier Bizerra, aquele que ficou conhecido por supostamente favorecer esquema de adoção ilegal de crianças em Monte Santo. Agora teria usado o cargo para negociar venda de terras em litígio, em Sento Sé. O juiz alega que a propriedade, de forte potencial para energia eólica, é do sogro, e já negocia sua venda à empresa energética Iberdrola. Sob o prestígio da toga, Vitor Bizerra teria acompanhado dirigentes da Iberdrola em visita a secretarias e institutos do governo da Bahia. O juiz chegou a conseguir remoção para atuar na Comarca de Sento Sé, onde estão as terras, mas o tribunal baiano revogou a designação. Vítor também é investigado por entregar cinco crianças, sem ouvir a família, a uma suposta quadrilha que traficava crianças no sertão.

Sindicato não se explica
O Sindicato dos Bancários de Brasília não explica sua recusa de apoiar colega Maria Suely Fernandes, perseguida e ameaçada por denunciar maracutaias na Fundação Banco do Brasil. Nem precisa explicar. O ex-presidente da Fundação BB Jacques Pena (foto), um dos principais investigados, presidiu o Sindicato dos Bancários e ainda fez de um ex-assessor na fundação, Eduardo Araújo de Souza, o atual presidente.

Heroína da ética
Fiscal de contratos, Maria Suely denunciou desvio de dinheiro na Fundação BB, envolvendo a direção e o ex-presidente Jacques Pena.

Proteção policial
Atualmente, Maria Suely está sob proteção policial em Minas Gerais, após receber ameaças contra ela e até contra o filho pequeno.

Poder arrogante
Jacques Pena é influente no PT, em Brasília. Ele integra a Articulação, facção liderada pelo ex-ministro José Dirceu, majoritária no partido.

Próprios olhos
A presidente Dilma vai à posse do novo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, hoje. É como quisesse ter certeza de que Roberto Gurgel já não está lá. Esperou que o mandato de Gurgel expirasse e que uma interina entregasse o cargo a Janot, evitando homenagens ao ex.

Dedos cruzados
O PSDB-MG torce para que o STF aceite os embargos infringentes. Além de desgastar Dilma, isso empurrará com a barriga o "mensalão mineiro", que envolve o ex-governador tucano Eduardo Azeredo.

Alto astral
Às vésperas da mais importante decisão de sua carreira no STF, o ministro Celso de Mello passeou domingo na livraria Fnac, em Brasília, tomou café, e foi gentil com todos os que abordavam.

Guerra aberta
Sob pressão do empresariado, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), planeja colocar em votação no plenário hoje projeto que regulamenta a terceirização, contrariando a CUT.

Na Casa
O ex-bilionário Eike Batista culpou o mapa astral "desfavorável" pelo seu fracasso. De fato: Lula estava de Lua, em conjunção direta com os anéis de Saturno, que acabaram roubados.

Frase
"Tendo em vista o vulto, o tamanho, sem dúvida é um marco"
Ministro Gilmar Mendes, ex-presidente do STF, sobre o julgamento do mensalão

Asas
A sueca Gripen reforça o lobby para vender 36 caças ao Brasil, depois do "estranhamento" entre Barack Obama e Dilma. Acredita que é grande a chance, se a presidente cancelar a viagem aos EUA em outubro.

Mais um
Morreu no domingo (15) o último veterano da FAB na Segunda Guerra: o major-brigadeiro José Carlos de Miranda Corrêa, 93 anos, estava no Hospital da Aeronáutica, no Rio, não no Sírio Libanês, em São Paulo.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: