terça-feira, 17 de setembro de 2013

Brasília-DF - Luiz Azevedo

Vetos// Em fase de reaproximação com a base do governo no Congresso, a presidente Dilma Rousseff deve se reunir hoje com os líderes governistas para discutir a apreciação de seus vetos

O jogo é jogado
Pesquisa de intenções de votos divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA) ontem mostra que a presidente Dilma Rousseff vem recuperando gradativamente seu favoritismo nas eleições de 2014, quando concorrerá a um novo mandato de quatro anos: no cenário mais provável, registrou crescimento de três pontos (33,4% para 36,4%). Esse número praticamente sepulta a tese do "volta Lula" no PT, embora o ex-presidente da República cada vez mais dê as cartas na estratégia eleitoral de Dilma.

A mesma consulta de opinião mostra também que a ex-senadora Marina Silva — que vive dias dramáticos para sua candidatura, pois ainda não conseguiu o registro de seu partido, a Rede Sustentabilidade — continua "metabolizando" as insatisfações populares com os políticos e seus partidos. Marina subiu " de 20,7% para 22,4% de intenções de votos.

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), manteve-se no mesmo patamar da pesquisa de julho: 15,2%. A surpresa é a queda do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que tinha 7,4% e agora está com 5,2%, o que reforça a tese de que ainda pode desistir da disputa.

O AVESSO
O Palácio do Planalto tem bons motivos para comemorar o resultado da pesquisa, mas um detalhe é preocupante: a rejeição da presidente Dilma Rousseffestá em um patamar muito elevado: 41,6%

Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, a presidente Dilma Rousseff seria reeleita. Com Marina Silva, teria 40,7% das mtenções de voto contra 31,9% da ex-senadora; com Aécio Neves, a presidente teria 44% contra 24,5% do representante do PSDB. Se o adversário fosse Eduardo Campos, Dilma venceria por 46,7% a 16,8%

Masmorras
Uma comitiva de senadores e deputados federais, acompanhada de representantes da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, fará uma visita na próxima sexta-feira, dia 20, ao prédio em que funcionou o DOI-Codi, no interior do I Batalhão da Polícia do Exército, na Tijuca. Uma reunião de senadores com o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante do Exército, general Enzo Peri, viabilizou a visita.

Chegou
Desembarcou ontem em Brasília a nova embaixadora dos EUA, Liliana Ayalde que atuou na Colômbia e no Paraguai. Não deu entrevista.

Torturas
O DOI-Codi da Barão de Mesquita foi um dos principais centros de torturas e assassinatos de presos políticos na ditadura militar. Há uma campanha para o tombamento do prédio e sua transformação em um centro de memória—como existe em antigos quartéis de Buenos Aires, Santiago e Montevidéu.

Catadores
A Comissão Especial destinada a analisar a PEC 309/13, conhecida como PEC dos Catadores, deve ser criada nesta semana pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). ErikaKokay (foto), do PT-DF, e Padre João (PT-MG) articulam a proposta. Em questão, está a criação de um regime de segurado especial da Previdência para os catadores de materiais recicláveis, como ocorre com trabalhadores rurais e pescadores, que contribuem com 2%.

Licitações/ Comissão Temporária de Licitações da Lei 8.666/93, no Senado Federal, discute mudança na legislação que regula as aquisições e os contratos realizados pelo governo. Especialista na área tributária, Gileno Barreto propôs a adoção de seguro para obras não realizadas e a ampliação dos pregões para contratação.

Peritos/ O XXII Congresso Nacional de Criminalística foi aberto ontem. O deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) deverá encabeçar a Frente Parlamentar da Justiça pela Ciência: a perícia em prol da cidadania. Os peritos reivindicam autonomia em relação à Polícia Civil.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: