quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Panorama Político – Ilimar Franco

Sem acordo no Rio
O governo Sérgio Cabral está só ganhando i tempo ao pedir que o PT não desembarque de seu governo. O ex-presidente Lula disse, a um velho amigo petista, que está fechado com o senador Lindbergh Farias (PT) e aprecia seu estilo "determinado" Quanto a Cabral, não acredita que ele se recupere e critica sua atitude "arrogante" Sobre o vice Luiz Pezão, diz que é um candidato "pesado"

Estado de espírito
O pouco tempo de propaganda na TV e os parcos recursos para fazer a campanha não assustam o candidato do PSB. O time do governador Eduardo Campos está convencido de que as eleições serão definidas pelo "contexto político e histórico" em que ela for disputada. Lembram que, em 2010, ao fazer 19% dos votos, Marina Silva acabou com os mitos do poder econômico, das alianças e da propaganda na TV Sua equipe avalia que o mais importante é o candidato surfar na onda de opinião pública que se formar. Os socialistas acreditam que o país está cansado da briga PT x PSDB e quer um candidato que saiba construir a unidade, consensos e que promova a renovação.

"0 nosso adversário é o Aécio (Neves). A presidente Dilma já está no segundo turno. Só tem duas vagas. Vamos disputar com quem?"
Roberto Amaral
Vice-presidente nacional do PSB

Os padrinhos
Marina Silva apelidou o senador Pedro Simon (PMDB) de "patriarca" e a deputada Luiza Erundina (PSB) de "matriarca" da aliança PSB/Rede. Oníèm, na reunião, disse que os dois foram fundamentais para seu ingresso no PSB.

As tarefas
O candidato tucano Aécio Neves vai se dedicar agora às alianças. Com o Solidariedade e o DEM fechados, a tarefa imediata é agarrar o PPS e o PV Feito isso, diz o deputado Marcus Pestana (MG), o passo seguinte será tentar obter a neutralidade de partidos da base aliada, como PTB e PP. O objetivo éreduzir o tempo de TV da presidente Dilma.

No escurinho do cinema
Para convidados da presidente Dilma, será exibido na sexta-feira, no Palácio da Alvorada, o filme "O dia que durou 21 anos" de Camilo Tavares. O documentário trata da efervescência dos anos 60 e dos bastidores do golpe militar.

Me deixa em paz. Não aguento mais
Ao final de reunião no Palácio do Jaburu, na noite de terça-feira, o vice Michel Temer estava irritado com a cúpula do PMDB no Senado. "Ela só falou em cargo, cargo, cargo. Os senadores querem a garantia da nomeação de Vital do Rêgo para a Integração" explicou um deputado. Os senadores querem que Temer marque uma audiência com a presidente Dilma para colocá-la contra a parede.

Uns são mais iguais que outros
O deputado Newton Cardoso (PMDB-MG), na audiência com o presidente da Anac, Marcelo Guaranys, defendeu "tratamento diferenciado" para parlamentares nos aeroportos. Disse se sentir "desrespeitado" ao ser revistado.

Iniciativa pelo social
O novo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Transportes, Júlio Lopes (RJ), vai deflagrar movimento para que o governo Dilma dê subsídios para a adoção do Bilhete Único em todas as regiões metropolitanas do país.

Libra. A presidente Dilma não vai ao primeiro leilão do pré-sal e do regime de partilha. Ministra de Minas e Energia, também não ia nesses eventos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: