sábado, 21 de dezembro de 2013

Panorama Político - Ilimar franco

A dor de cabeça
A grande preocupação eleitoral da presidente Dilma é com a alta do preço dos alimentos. O governo tem mantido a inflação dentro da meta, mas, no supermercado, ela às vezes foge do controle. O comando de sua campanha teme que este desequilíbrio se acentue em 2014. Caso isso ocorra, há o risco de afetar seus eleitores cativos, os beneficiários do Bolsa Família e do Minha Casa, Minha Vida.

PSD quer ir de Meirelles
O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles pode voltar a disputar eleições no ano que vem. Em 2002, quando Lula foi eleito presidente da República, ele conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo PSDB de Goiás. Convidado pelo petista para assumir o BC, renunciou ao mandato. Agora, filiado ao PSD, Meirelles transferiu seu título eleitoral para São Paulo e está analisando proposta para concorrer ao Senado na chapa ao governo do ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab. “Nós não vamos ter aliança. A chapa terá Alda Marcoantônio na vice e o Meirelles, que avalia se aceita ou não nosso convite para concorrer ao Senado”, conta Kassab.

“Sabe por que contribuímos? Para não nos atrapalharem. Há duas formas que pode levar alguém a ajudar uma campanha: para fazer rolo ou para não ser perseguido ou prejudicado”
José Batista Junior
Empresário, sócio da holding J&F, controladora do frigorífico JBS-Friboi

Dois pesos, duas medidas
O Brasil ficou surpreso com a queixa da União Europeia à OMC. A presidente Dilma comentou que neste ano três montadoras europeias se instalaram no país (BMW, Audi e Land Rover). E que se beneficiaram com as desonerações.

Fora do baralho
O ministro Antonio Andrade (Agricultura) anda dizendo para seus companheiros de partido que se a presidente Dilma pedir, ele fica no cargo. "Estou nas mãos dela", comentou há poucos dias com amigos. Segundo estes, Andrade avalia que a eleição em Minas Gerais está complicada para o PMDB e que o melhor é ele ficar fora do jogo.

O GPS ideológico
Estrategista das campanhas de Aécio Neves, sua irmã, Andrea, retirou vários trechos do Documento dos 12 Pontos. Eles seriam “muito pró-mercado”. Um deles fazia ardorosa defesa de uma maior abertura do país às importações.

Desmancha prazer
Os aecistas estão possessos com o ex-governador José Serra. O anúncio do paulista, que estava saindo do páreo, segundo eles, ofuscou o lançamento pelo candidato Aécio Neves (PSDB) do documento com os 12 Pontos. Eles também subiram pelas paredes com o vazamento da saída da campanha do marqueteiro Renato Pereira.

Primeiro-ministro
O ex-governador da Paraíba e senador Cássio Cunha Lima (PSDB) é hoje o político mais próximo do candidato tucano à presidência Aécio Neves. Ele integra o núcleo estratégico da campanha e participa de todas as decisões.

A bancada do garimpo dançou
A passagem pelo país do presidente francês, François Hollande, rendeu. Após cinco anos, o Congresso aprovou acordo Brasil/França para combater o garimpo ilegal numa faixa de 150 Km na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa. (Foto ICMBio de garimpos ilegais no entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e Floresta Nacional do Amapá.

O PSDB e o  DEM acabam de embarcar na candidatura do senador Pedro Taques (PDT) ao governo do Mato Grosso. Ele já tinha Blairo Maggi (PR).

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: