sábado, 29 de março de 2014

‘Dilma está derretendo’, diz Serra ao comentar queda na popularidade da presidente

Já FH diz que é cedo para relacionar desempenho de Dilma com eleições deste ano

Tiago Dantas – O Globo

SÃO PAULO - A queda nos índices de aprovação da presidente Dilma Rousseff (PT) dividiu a opinião de lideranças do PSDB em São Paulo. Enquanto o ex-governador José Serra acredita que o resultado negativo terá impacto nas eleições, em outubro, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acha que ainda é cedo para fazer essa avaliação.

- A meu ver, a presidente Dilma está derretendo do ponto de vista político. É evidente isso. - disse José Serra (PSDB), durante evento no Instituto FHC na manhã desta sexta-feira.

- Avaliação de governo tem um peso determinante na eleição. Se pegarem as últimas eleições presidenciais vão ver que foi determinante no resultado eleitoral.

Fernando Henrique foi mais comedido:

- O cenário eleitoral não está posto. A população não está pensando em eleição. Só pode dizer que isso vai afetar o resultado eleitoral quando começar a campanha. Quando saí do governo para ser candidato à Presidência quase desisti em maio porque vi as pesquisas e pensei "não vou ganhar nunca". Em setembro, já estava ganhando em primeiro turno.

O ex-presidente defendeu a alternância no poder porque, segundo ele, a democracia tem momentos em que é preciso "tomar um ar". Já Serra, deu uma resposta em tom de brincadeira à mesma pergunta:

- Todo mundo é a favor da alternância, exceto quando é consigo próprio. Mas a taxa de rejeição do PT à alternância é acima da média.

Quando questionado se achava que o mesmo valia para o PSDB, que está há mais de 20 anos no controle do governo de São Paulo, respondeu:

- Tem que ver qual é a melhor opção. Eu acho que a melhor opção é o governador Alckmin continuar. Não há lei que obrigue alternância de poder

Nenhum comentário: