quinta-feira, 1 de maio de 2014

Aécio Neves debate soluções e desafios do setor rural com produtores

RIBEIRÃO PRETO (SP) - O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, conversou e debateu problemas e soluções do setor rural com produtores, nesta quarta-feira (30), durante a Agrishow 2014. Realizada em Ribeirão Preto (SP), a Agrishow é a maior feira do agronegócio realizada na América Latina.

Aécio Neves destacou a eficiência dos produtores do país, responsáveis por importante parcela do crescimento do PIB brasileiro, mesmo enfrentando problemas básicos de logística. Para o senador, a Agrishow mostra um Brasil que funciona.

“Essa feira é o retrato do Brasil que dá certo. Do Brasil que empreende, que arrisca e que sustenta outros setores extremamente deficientes da economia brasileira. Se o Brasil é hoje um Brasil que ainda cresce, mesmo que a indicadores extremamente baixos, cresce em razão do vigor do agronegócio. Costumo dizer e quero repetir aqui na Agrishow, a mais importante feita do setor que acontece no Brasil, da porteira para dentro não existe ninguém mais preparado, mais qualificado e mais produtivo que o brasileiro. Nossos problemas começam da porteira para fora. Na ausência de logística, de rodovias, de ferrovias, de hidrovias, de portos competitivos. Eles se agravam na questão tributária, passa pela questão do financiamento e também do seguro”, disse Aécio em entrevista à imprensa.

Crise do etanol
Aécio Neves também defendeu a recuperação do setor sucroalcooleiro, que passa pela mais grave crise de sua história. Para ele, nesse momento é importante ouvir os empresários e trabalhadores do campo para compreender oportunidades e dificuldades por que passam.

“O setor sucroalcooleiro precisa ser recuperado no Brasil. Foram cerca de 40 usinas que fecharam, temos mais de uma dezena com enormes dificuldades. Precisamos recuperar esse setor porque é um setor amplamente gerador de empregos, e 100 mil já se foram, com políticas de estabilidade, com políticas de preços, com políticas de financiamento. Minha visita à Agrishow tem como objetivo também não apenas falar daquilo que pretendemos fazer, mas ouvir. Ouvir das principais lideranças do setor, ouvir daqueles que têm empreendido em uma indústria que também passa por dificuldades, mas talvez a única que, hoje, ajuda efetivamente o Brasil a crescer. É uma oportunidade de falar, mas, sobretudo, de ouvir”, afirmou Aécio Neves.

Nenhum comentário: