domingo, 6 de setembro de 2015

Meta para o Rio: repetir as conquistas e ganhar terreno

• Caxias, Petrópolis e Campos são municípios vistos como estratégicos

- O Globo

No Estado do Rio, além da capital, o PMDB tem as prefeituras de Nova Iguaçu e Volta Redonda entre as cidades com mais de 200 mil eleitores. O partido promete trabalhar duro para mantê- las, e também estabeleceu como prioridade a conquista de Duque de Caxias, Petrópolis e Campos. Nesta última, reduto da família Garotinho, o PMDB pretende lançar a candidatura do deputado estadual Geraldo Pudim, ex-aliado do clã e, por enquanto, filiado ao PR. O partido ainda negocia a filiação do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PT), que é aliado do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB).

No âmbito federal, o partido já começou um processo de distanciamento do governo. Em uma palestra para empresários de São Paulo na última quinta-feira, o vice-presidente Michel Temer, que é presidente do PMDB, afirmou que será difícil Dilma Rousseff resistir até o fim do mandato caso sua popularidade continue em baixa, como indica as últimas pesquisas.

Campanha pela TV
Em comerciais de TV exibidos na semana passada, o PMDB adotou uma linha de descolamento do governo Dilma. Em uma das propagandas, Temer diz que o Brasil vive tempos difíceis:

— O momento pede equilíbrio, o momento pede grandeza, e de todos. A hora é de diálogo, de ouvir, de reunificar a sociedade. O Brasil é um só e sempre será maior e mais importante do que qualquer governo. Essa é a verdade.

No comercial, o vice-presidente repete o mesmo tom adotado no início de agosto, quando alertou que a crise era grave e que “alguém” precisava reunificar o país. A afirmação acendeu a luz amarela no entorno de Dilma. Auxiliares da presidente passaram a acusar Temer de conspirar para derrubá-la.

Em outra peça publicitária, o ex- ministro Moreira Franco diz que “a nação quer mudar, a nação deve mudar, a nação vai mudar”. Lideranças do PMDB afirmam que as propagandas foram produzidas quando o clima reinante era de impeachment. A pressão diminuiu, mas o partido não ajustou o tom de sua campanha.

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