quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Economia brasileira recua 1,41% no terceiro trimestre, aponta BC

Por Eduardo Campos – Valor Econômico

BRASÍLIA - A economia brasileira encolheu no terceiro trimestre, segundo cálculos feitos pelo Banco Central (BC). O quadro recessivo se confirma com a atividade completando quatro trimestres consecutivos de retração. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) aponta contração de 1,41% nos três meses encerrados em setembro, em comparação com os três meses anteriores, considerando os dados com ajuste sazonal. Sobre o terceiro trimestre de 2014, houve contração de 5,09%, considerando os dados observados.

No segundo trimestre, a economia já tinha encolhido 2,09% em comparação com os três primeiros meses de 2015 (dado revisado) e recuado 1,05% nos três primeiros meses deste ano em relação aos três últimos meses de 2014.

Em setembro, o IBC-Br diminuiu 0,5%, depois de encolher 0,76% em agosto. A previsão média das 19 instituições ouvidas pelo Valor Data era de contração de 0,5% no mês e baixa superior a 1% no trimestre. As estimativas variavam de retração de 0,03% a 0,8% na leitura mensal.

Na comparação com setembro de 2014, a queda do IBC-Br é de 6,18% na série observada (queda de 5,85% com ajuste). No ano, o IBC-Br aponta queda de 3,38% no dado observado (baixa de 3,37% com ajuste sazonal). Nos 12 meses encerrados em setembro, o indicador aponta retração de 2,76% na série sem ajuste (baixa de 2,73% no dado dessazonalizado). Devido às revisões constantes do indicador, o IBC-Br medido em 12 meses é mais estável do que a medição mensal.

Na média móvel trimestral, indicador mais utilizado para se tentar capturar tendência, o IBC-Br aponta nova retração ao cair 0,46% em setembro após contração de 0,60% em agosto e de 0,35% em julho, na série com ajuste. Sem ajuste, a média móvel aponta baixa de 0,13% em setembro, após elevação de 0,39% em agosto.

Embora seja anunciado como “PIB do BC”, o IBC-Br tem metodologia de cálculo distinta das contas nacionais calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços). A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. Já o PIB calculado pelo IBGE representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

No Relatório de Inflação de setembro, o BC projetou uma queda do PIB de 2,7% em 2015. Os analistas consultados para a confecção do boletim Focus estimam contração de 3,10%.

Nenhum comentário: