sábado, 15 de outubro de 2022

Thomas Traumann - Estabilidade mostra que Bolsonaro perdeu duas semanas

O Globo

Resultados jogam ainda mais pressão sobre presidente, que precisará de fatos novos para se aproximar de Lula

O que acontece quando nada acontece? A pesquisa Datafolha desta sexta-feira (14) é quase idêntica à de uma semana atrás, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderando por 49% das intenções de voto ante 44% do presidente Jair Bolsonaro e o petista sendo rejeitado por 46% enquanto 51% dizem que nunca votariam no capitão. A estabilidade, no entanto, já em si uma notícia. Passadas as duas primeiras semanas do segundo turno, os eleitores estão decididos e será preciso um fato novo para mudar os números.  

O novo Datafolha joga mais pressão sobre o presidente. Saindo 6 milhões de votos atrás no primeiro turno, Bolsonaro perdeu a metade do segundo turno sem conseguir se aproximar de Lula. Sem um fato capaz de mudar o rumo do jogo, a campanha da reeleição caminha para falar apenas aos eleitores já convertidos ou apostar que uma abstenção gigante no dia 30 mude o destino. É pouco.   

Nessas duas semanas, as campanhas de Bolsonaro e Lula desceram aos piores níveis conhecidos, com temas como canibalismo, satanismo e falsificação sobre votações em presídios ganhando as redes sociais e as propagandas de TV. Em um discurso, Bolsonaro chamou Lula de “ladrão pinguço” e foi chamado de “genocida” pelo ex-presidente. A queda no nível da campanha pode ter horrorizado alguns, mas não fez nenhum eleitor mudar de voto. 93% dos entrevistados pelo Datafolha dizem já têm certeza sobre seu candidato. Bolsonaro precisa de três de cada quatro desses votos volúveis para vencer. 

A pesquisa mostra que os principais fatos do segundo turno, a arruaça de bolsonaristas nos festejos de Aparecida na quarta-feira (12) e os apoios de Simone Tebet (MDB) e Fernando Henrique (PSDB) para Lula e o de Romeu Zema (Novo) para Bolsonaro não mudaram o humor do eleitor. Para Bolsonaro, a falta de efeito entre os católicos é uma boa notícia. Mas é como se seu time não tivesse levado gol numa partida na qual já está perdendo.

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Bolsonaro tropeça na sua própria incompetência, e fica cada vez mais longe da reeleição! O tempo passa e Lula mantém ou aumenta a sua vantagem... Bolsonaro já aparece chorando na sua propaganda! Que homem sensível... Pode ser mais um canastrão na rede Record... Vai chorar de verdade quando tiver que passar a faixa presidencial pro Lula e ficar ao alcance da Justiça! O resto da sua vida não será suficiente pra todas as penas que o canalha vai pegar...

ADEMAR AMANCIO disse...

Bolsonaro também foi criticado por sua indefinição religiosa,ora evangélico,ora católico que idolatra imagem.