terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Hélio Schwartsman - Repressão neles

Folha de S. Paulo

Generais transformam áreas militares em terra sem lei

A tentativa de ataque terrorista em Brasília é grave, e a reação das autoridades a ela tem sido pífia.

Não me entendam mal, sou um liberal da gema. Não vejo maiores problemas em protestos pacíficos que peçam a volta do AI-5, intervenção militar ou um ataque a Saturno. Platão e Marx pregavam contra a democracia, mas não penso que divulgar seus escritos e ideias seja crime.

O que é indubitavelmente um delito, mesmo sob a mais liberal das constituições, é envolver-se em atos preparatórios para uma mudança ilegal de regime. E, pelo menos desde meados de dezembro, ficou claro que grupos bolsonaristas que se reúnem em torno de quarteis estão se engajando nesse tipo de atividade, ainda que possa haver nesses acampamentos também inocentes úteis e lunáticos variados.

Reprimir esses focos de conspiração não é uma opção, mas um dever de todas as autoridades ligadas à segurança. O argumento de que apenas as Forças Armadas poderiam fazê-lo exige uma interpretação disfuncional da legislação sobre áreas militares.

Se só a Polícia do Exército pudesse atuar nas áreas adjacentes a quarteis, criaríamos uma situação absurda em que eu poderia cometer um assassinato, correr para a porta da guarnição e gritar pique, pois só poderia ser preso com a autorização do comandante local. Não dá para equiparar as cercanias do QG a uma embaixada estrangeira.

Se há suspeita fundada de crime nesses locais, todos os entes com poder de polícia devem ter condições de agir, seja para investigar delitos já cometidos, seja para reprimir aqueles que estejam em curso, seja para prevenir os que ainda podem ocorrer, independentemente da autorização de generais.

No mais, a legislação sobre áreas militares foi criada para que as Forças Armadas pudessem impor nesses espaços uma regra de segurança mais estrita do que aquelas que vigem nas vias públicas ordinárias, nunca para que os transformassem em terra sem lei.

 

6 comentários:

Anônimo disse...

Os generais se deixaram corromper pelo capitão das rachadinhas... Os terroristas se escondem na frente dos quartéis e os generais fazem que não viram, não sabem, nem é com eles... O GENOCIDA também nada sabe, de vez em quando sai pra dar um passeio de moto e abanar pros seus terroristas de estimação... 49% dos eleitores votaram neste CANALHA MENTIROSO!

Anônimo disse...

"Generais transformam áreas militares em terra sem lei"

Terra SEM LEI. Só fazem bobagem. Só apoiam malucos. Por que?

Por afinidade. Sua doutrina está ultrapassada mas continua sendo ensinada. Daí os helenos e mourões se curvando humilhantemente ao genocida.
São doutrinados a ter ignorância orgulhosa.

Mas nenhum consegue explicar pra q servem as forças armadas. NENHUM.

Anônimo disse...

Falo o Jânio.

Anônimo disse...

Janjo

Anônimo disse...

Acredito que a maioria seja de inocentes úteis e lunático em geral, mas mesmo 5% de radicais prontos para a ação violenta é inadmissível.

ADEMAR AMANCIO disse...

Um absurdo! E que venha o novo ministro da Justiça.O novo ministro da Defesa não sei se fará alguma coisa,também não sei se é da alçada dele.