terça-feira, 20 de janeiro de 2009

PT tira Busatto de cargo em Canoas

DEU NO ZERO HORA (RS)

Depois de quatro dias de intensas críticas do partido, prefeito anunciou saída de ex-deputado

A pressão do PT contra a nomeação de Cézar Busatto (PPS) para ocupar uma vaga no governo de Canoas derrubou o discurso do prefeito Jairo Jorge (PT) de que não admitiria intromissão do partido em nomeações.

O recuo foi confirmado ontem pela manhã, quando Busatto, ao lado do prefeito, leu uma carta explicando os motivos para recusar – depois de já ter aceito – o convite para compor o secretariado.

A desistência foi anunciada como resultado de consenso entre os dois e ganhou tom de “preservação da governabilidade e de Busatto”, que previa sofrer perseguição e boicotes no trabalho como secretário Especial de Inovação e Projetos Estratégicos. Jairo negou estar se “rendendo” à opinião do PT e fez duras críticas ao comportamento do partido:

– Não me subordino nem concordo. O PT sai com uma imagem que não é boa. Meu gesto as pessoas de bom senso vão entender. O PT que eu desejo não é o PT do isolamento, é o PT que tenha capacidade, sim, de construir um novo bloco político humilde, sem arrogâncias com seus parceiros. A política gaúcha se movimenta nos últimos 15 anos sobre a lógica do paradigma do conflito, do ódio, do nós e eles.

Desde quinta-feira, quando anunciou Busatto como comandante de uma secretaria ligada a seu gabinete, Jairo bancou a decisão, afirmando que não cederia a pressões. Ouviu críticas públicas de líderes como o ex-governador Olívio Dutra e o deputado Raul Pont. Na sexta-feira, recebeu reprimenda do ministro Tarso Genro.

O final de semana começou sob a expectativa de mais pressão por parte da executiva estadual, que convocou reunião para ontem para tratar da nomeação do ex-chefe da Casa Civil do governo Yeda Crusius.

Saída foi negociada domingo à noite

Por volta das 19h de domingo, o prefeito chegou à casa de Busatto, na Capital. Estava acompanhado da mulher, Thais Pena, e do secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso.

O encontro se encerrou por volta da meia-noite, depois de firmado o pacto de que Busatto desistiria da secretaria. Antes de sentar para redigir a nota lida ontem, o ex-deputado serviu ao grupo massa com tomates e vinho cabernet.

– Escrevi até por volta das 4h. Queria fazer antes da reunião da executiva para não parecer uma resposta – explicou Busatto após se emocionar lendo o material e de trocar dois fortes e longos abraços com o prefeito.

Depois de repetir por várias vezes que o convite a Busatto segue valendo, o prefeito disse que ainda está pensando em um nome à altura do dele para assumir a secretaria especial e aproveitou para dar um recado:

– O governo de Canoas nasceu sob o signo da amplitude, nós temos uma política de alianças amplas, estamos governando hoje com nove partidos. Para quem não concorda com a amplitude, a porta é serventia da casa.

Nenhum comentário: