terça-feira, 10 de agosto de 2010

'Graças a Deus os bancos estão ganhando dinheiro', afirma Lula

DEU EM O GLOBO

Presidente afirma que lucros evitam prejuízos aos cofres públicos

Tatiana Farah

SÃO PAULO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem a alta lucratividade dos bancos no Brasil. Ao lado do presidente de El Salvador, Mauricio Funes, casado com a petista brasileira Vanda Pignato, Lula disse agradecer a Deus pelos lucros bancários, atestada pelos balanços recentes das instituições tanto públicas quanto privadas.

É uma alegria imensa ver que está todo mundo se acertando, todo mundo ganhando um pouco. Graças a Deus os bancos estão ganhando dinheiro, porque, quando eles não ganham dinheiro, eles dão mais prejuízo disse Lula, citando o grupo americano Lehman Brothers, que faliu na crise financeira mundial de 2008: Se não tivesse quebrado e tivesse tido um lucrozinho, não tinha levado quase US$ 700 bilhões do Estado.

Todo mundo se lembra da quebradeira dos bancos Depois de participar de encontro com empresários, Lula aproveitou para criticar os governos anteriores: Todo mundo se lembra da quebradeira dos bancos brasileiros e o prejuízo que eles deram aos cofres públicos. Então, quero que eles tenham lucro e não prejuízo. Por isso eu fico feliz.

Depois de participar de encontro com empresários salvadorenhos e brasileiros, na sede da Fiesp, o presidente disse estar feliz com a divulgação da pesquisa Focus pelo Banco Central, ontem de manhã, que projetou juros e inflação menores até o fim do ano.

Eu fico feliz com a última pesquisa Focus porque é o que eu quero: menos inflação, menos juros, mais emprego, mais salário, mais renda para todo mundo. Eu e todo mundo desejamos isso.

Lula também comentou o acordo firmado ontem entre o Banco do Brasil e o Bradesco com o BES (Banco Espírito Santo), de Portugal, para negócios na África.

Fiquei feliz com o acordo que o Banco do Brasil fez com o Bradesco e com o Banco Espírito Santo. Todo mundo sabe que é um desejo meu e que eu venho trabalhando para que os bancos brasileiros, não apenas os bancos públicos, mas os bancos privados, adentrem para a América do Sul, América Latina e África. Temos pretensões de ir para outros lugares, para que a gente tenha uma presença maior. O Brasil tem uma balança comercial razoável e a ida de um banco para lá vai facilitar a vida dos brasileiros que moram lá (na África), dos nossos exportadores, dos nossos importadores.

Lula também elogiou o acordo da Caixa com a Elo para gerir cartões de crédito.

Fico feliz com a Caixa também porque 15 ou 20 anos atrás esses bancos (públicos) só apareciam nos jornais como bancos deficitários, e hoje eles estão tendo lucro.

Lula defende cooperação na América Latina No encontro com os salvadorenhos, Lula defendeu a cooperação comercial entre os países da América Latina, incluindo o México. Para ele, é importante que o México seja parceiro, em vez de sermos inimigos.

O Brasil não ficará mais rico, se os vizinhos ficarem mais pobres. O Brasil ficará mais rico, se os vizinhos ficarem mais ricos.

Ele também defendeu que o Brasil construa uma linha de transmissão de energia elétrica no Paraguai, país visitado pelo presidente há cerca de dez dias.

Como é que você vai convencer o povo paraguaio de que o acordo é justo? perguntou ele, referindo-se ao acordo bilateral entre Brasil e Paraguai na hidrelétrica de Itaipu e falando que em Assunção há muito apagões.

Embora tenha pregado cooperação, Lula aproveitou o discurso para provocar os Estados Unidos na questão do etanol. Os americanos fabricam o produto a partir do milho, enquanto o Brasil usa a cana-de-açúcar.

Quem gosta de milho é frango brincou, provocando risos dos empresários.

Nenhum comentário: