quarta-feira, 22 de junho de 2011

Eike emprestou avião com 'satisfação'

Empresário diz que é livre para selecionar amizades e investir seu dinheiro no estado

Duilo Victor

O empresário Eike Batista, controlador do grupo EBX, confirmou ontem que emprestou um jato para que o governador Sérgio Cabral pudesse viajar do Rio para Porto Seguro, no Sul da Bahia, na sexta-feira passada. Por meio de nota, Eike disse que cedeu a aeronave com "satisfação" e "orgulho", além de afirmar que é livre para selecionar suas amizades. "Tive satisfação de ter colocado meu avião à disposição do governador Sérgio Cabral, que vem realizando seu trabalho com grande competência e determinação", diz um trecho da nota.

Eike já havia demonstrado sua amizade com o governador em setembro de 2009, quando cedeu um avião seu para levar Cabral, o prefeito Eduardo Paes e suas respectivas mulheres até Copenhague, na Dinamarca. A iniciativa partiu de Cabral, para que ele e Paes conseguissem chegar a tempo de participar do ensaio geral da apresentação da candidatura carioca a sede das Olimpíadas de 2016. Na ocasião, o governador disse não ver conflitos de interesse entre o governo e a iniciativa privada.

Na nota de ontem, Eike disse ainda que contribui para campanhas políticas, mas que não tem contratos com o estado. "Não tenho qualquer espécie de contrato de prestação de serviços com o governo e nem recebo pagamentos do estado. Sou livre para selecionar minhas amizades, contribuir para campanhas políticas, trazer as Olimpíadas para o Rio, apoiar a implantação das UPPs, patrocinar o RJX e auxiliar na realização de diversos projetos sociais e culturais do estado. Faço tudo com dinheiro do meu bolso e me orgulho disso!", afirmou.

Esta semana a OSX, empresa do grupo de Eike que presta serviços na área naval e para a indústria do petróleo, conseguiu uma licença de instalação para implantar um estaleiro no complexo do Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. Segundo a empresa, serão criados dez mil empregos na fase de operação do estaleiro e 3.500 na etapa de construção. A licença sai poucos dias após o passeio pelo Sul da Bahia que terminou em trágico acidente. O projeto do estaleiro de Eike veio para o Rio depois que ele desistiu de construí-lo em Santa Catarina. A desistência teve a influência de protestos de moradores das praias do Norte da Ilha, em Florianópolis, preocupados com danos ambientais do empreendimento.

FONTE: O GLOBO

Um comentário:

Anônimo disse...

Não consigo entender como pode o povo colocar o Cabral lá.
Esse mesmo Cabral, que foi eleito por vcs, faz milhões de coisas boas
e vcs só conseguem enxergar o erro.
O Cabral está fazendo um ótimo governo, está de parabens,
não tem pq pensar em nenhum tipo de conflito de interesses
vcs estão implicando pq ele foi no avião do Eike.
Se ele foi é pq estava precisando e tinha urgencia.
Estamos juntos Cabral.