quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dependente do PMDB, Dilma não faz faxina nos ministérios do partido :: Josias de Souza

Medo da bancada mais poderosa explica a ausência de demissões de aliados peemedebistas

Dilma se deu conta de que o PMDB é aliado de dois gumes: ajuda a estabilizar, mas também pode desestabilizar

Sob Dilma Rousseff, existe a "faxina" e a faxina. A limpeza sem aspas foi insinuada contra o PR. Com aspas, contra o PMDB.

A julgar pelo que diz em privado, Dilma parece sinceramente incomodada com o modelo que escora a governabilidade na ocupação predatória do Estado.

No instante em que degustava a pompa da higienização nos Transportes do PR, tropeçou na circunstância de suas limitações na Agricultura do PMDB.

Dilma se deu conta de um detalhe que condicionou a Presidência dos antecessores: o PMDB é aliado de dois gumes. Ajuda a estabilizar. Mas pode desestabilizar.

Dilma aproveitara-se do recesso para manusear a vassoura que varreu mais de duas dezenas de servidores da pasta dos Transportes.

No segundo dia de Congresso cheio, a oposição logrou obter as quatro assinaturas que faltavam para uma CPI no Senado. Sintomaticamente, as derradeiras foram amealhadas quando ocupava a tribuna Alfredo Nascimento (PR-AM), ministro varrido dos Transportes.

Em discurso apinhado de recados, ele insinuou que as suspeitas que o defenestraram nasceram no ano eleitoral de 2010. Mais: disse que pedia votos no Amazonas quando o orçamento do pedaço do PAC tocado pelos Transportes foi tonificado em R$ 14 bilhões.

Pior: afirmou que, reconduzido à pasta, deu ciência a Dilma da inconsistência dos gastos. Deu a entender que a ex-mãe do PAC passava a vassoura sobre o próprio pé.

Ficou entendido que, aberta a CPI, a matéria-prima para a investigação viria do legado de Lula e da campanha presidencial de 2010.

Seguindo ordens de Dilma, o Planalto desceu ao front com métodos de fazer corar o ex-PT. Extraíram-se duas rubricas do pedido de CPI, inviabilizando-o.

No instante em que os operadores de Dilma iniciavam a operação enterra-CPI, a caciquia do PMDB reunia-se no gabinete do vice-presidente Michel Temer. O encontro não foi fortuito. Rodeado de líderes e ministros, Temer exibiu as armas da sigla: o tamanho e a unidade.

Sob FHC, o tucano Tasso Jereissati animou-se a sugerir ao presidente que se livrasse do PMDB. "Tá louco! Vamos ter uma CPI a cada 15 dias", reagiu FHC. Nessa época, o PMDB não era tão unido como hoje. E não ocupava a Vice-Presidência.

No alvorecer do seu primeiro mandato, Lula ousou esnobar o PMDB. Deu na CPI para investigar o mensalão.

No segundo mandato, rendeu-se às evidências. Hoje, empenha-se para convencer Dilma de que a história demonstra que, em política, a "faxina" é sempre mais conveniente do que a faxina.

Vem daí a ausência de demissões do PMDB no "Diário Oficial da União". A entrevista em que Oscar Jucá Neto disse que na Agricultura "só tem ladrão" virou problema familiar do irmão e líder do governo Romero Jucá.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: