sábado, 7 de julho de 2012

Ministro que articulou aliança PT, PSB e PSDB diz estar arrependido

BELO HORIZONTE - Articulador da aliança PT- PSB-PSDB em Belo Horizonte, o ministro Fernando Pimentel (PT) disse se arrepender do acordo e que os responsáveis pelo fim da união poderão "colher o fruto do que praticaram".

Antecessor de Márcio Lacerda (PSB) na Prefeitura de Belo Horizonte, Pimentel acusou o prefeito de romper primeiro a aliança com o PT.

"Na medida em que o prefeito não cumpriu o documento, não cumprindo também a sua palavra, a ruptura era inevitável", afirmou anteontem o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O PT rompeu a aliança e lançou o ex-ministro Patrus Ananias como candidato após Lacerda negar ao partido coligação na chapa de vereadores.

O senador Aécio Neves, articulador da aliança pelo PSDB, pressionou o prefeito a não ceder à vontade do PT. O tucano disse que o partido só "ponderou e solicitou".

"Se eu soubesse o que ia acontecer, não teria feito a aliança que fizemos em 2008. Mas isso faz parte da política, as pessoas vão, no futuro, colher o fruto do que praticaram hoje", disse Pimentel.

O conflito político gerou reviravolta no quadro eleitoral em Belo Horizonte.

Três candidatos a prefeito renunciaram, e a presidente Dilma Rousseff entrou em ação para articular apoios a Patrus. O objetivo foi evitar que o presidente do PSB, Eduardo Campos, ganhasse força com a manobra. Já Aécio arregimentou aliados em torno de Lacerda.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: