terça-feira, 4 de setembro de 2012

'O PT vai mal nestas eleições', afirma Guerra

Denise Madueño, Eugênia Lopes

BRASÍLIA - O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), atribuiu às dificuldades eleitorais do PT a reação da presidente Dilma Rousseff ao artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no domingo, no Estado. O PT comemorou a nota de Dilma, pois a associação de programas adotados por ela com a política econômica do ex-presidente FHC sempre incomodou os petistas. "A situação é clara. O PT vai muito mal nestas eleições. O ex-presidente Lula está correndo atrás do prejuízo e a presidente deixa claro que não tem nada a ver com esse prejuízo", diz Guerra, em nota. Para ele, Dilma adotou comportamento bem distinto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Apesar de ter demitido quase metade dos ministros, de ter chacoalhado a Petrobrás, ela (Dilma) faz de conta que não houve nada, que os ministros que vieram do governo passado eram bons e as práticas de antes eram limpas, e que foi a força da gravidade que a fez mudar a diretoria da Petrobrás, não a constatação de que a empresa ia e continua muito mal. Nós entendemos a presidente. O importante é que a senhora trabalhe direito e não fique só nas palavras."

As manifestações de consideração e apreço de Dilma com FHC sempre causaram irritação aos petistas. "A presidente mostrou que tem um lado e é de Lula. A nota é para deixar claro que o projeto dela de desenvolvimento do Brasil é o mesmo do presidente Lula e não o de Fernando Henrique", disse o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP). "O ex-presidente FHC tentou desconstruir Lula e obrigou a presidente a se posicionar, a um mês da eleição."

Ex-presidente do PT, José Dirceu usou pontos citados por FHC para rebater as críticas do artigo. "O ex-presidente tucano fala grosso e se assanha no que pretende ser um "julgamento" dos dois mandatos de Lula. Mas as pesquisas e as urnas continuam não lhe dando razão. Faz críticas totalmente sem sentido e autoridade."

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário: