sábado, 9 de março de 2013

TSE suspende programa do PMDB com Pezão na TV

Ministra considera que propaganda chama atenção para a figura do vice-governador

Cássio Bruno

Fora do ar. Inserções do PMDB apresentam a pergunta "Quem é Pezão?"

RIO e BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou ontem que o PMDB suspenda a exibição das inserções do partido, no rádio e na televisão. No entendimento da ministra Nancy Andrighi, os programas partidários da legenda promovem a pré-candidatura do vice-governador Luiz Fernando Pezão, que aparece como estrela, ao governo do Rio, em 2014. A ministra também proibiu que a mídia do PMDB de caráter nacional, mas exibida regionalmente no Rio no último dia 5, voltasse a ser veiculada hoje e terça-feira que vem, ou em qualquer outra data.

A decisão do tribunal ocorreu depois que o PR, do deputado federal Anthony Garotinho, ex-governador e também pré-candidato à sucessão do governo Sérgio Cabral (PMDB), entrou com duas representações do TSE, com pedidos de liminar. O PR informou que o partido de Pezão teria utilizado inserções nacionais da legenda para fazer propaganda antecipada da pré-candidatura do vice-governador, o que é proibido pela legislação eleitoral.

Na ação, a ministra Nancy Andrighi afirma que "a propaganda impugnada, elaborada na forma de jingle, cuida de chamar a atenção para a figura de Pezão". Ela ressalta que houve, no caso, desvio de finalidade da propaganda partidária do PMDB.

Procurado pelo GLOBO, Pezão informou que só o partido responderia. O presidente regional da sigla, Jorge Picciani, disse que as inserções já foram regravadas e serão substituídas.

- Justiça é para isso. Se tiver que tirar do ar, vamos tirar - ressaltou Picciani.

Esta semana, o procurador regional eleitoral do Rio, Maurício da Rocha Ribeiro, já havia dito que iria analisar as inserções do PMDB, as quais ele considerou propaganda antecipada. Além do programa dos peemedebistas, Ribeiro vai avaliar as peças do PT, exibidas semana passada, onde aparece o senador Lindbergh Farias (PT), também pré-candidato ao governo fluminense.

O slogan das propagandas do PMDB é "Quem é Pezão?" e convida o telespectador a entrar em página recém-criada no Facebook. Ao todo, o vice-governador participará de todas as 80 inserções que serão veiculadas na televisão e no rádio, sendo 40 de caráter nacional e outras 40, regional.

Ao acessar o endereço da internet indicado, a página mostra toda a história política de Pezão, que também se apresenta em um vídeo. O vice-governador aparece em fotos ao lado da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula e de Cabral. Os textos divulgam as realizações do governo Cabral e de projetos feitos por Pezão à época em que ele ainda era prefeito de Piraí, no Vale do Paraíba.

Pezão, porém, omite a aliança do passado com Garotinho. Foi o ex-governador quem o indicou para ser vice na chapa de Cabral, nas eleições de 2010. Pezão foi secretário estadual de Governo na administração da ex-governadora Rosinha Matheus, entre 2005 e 2006. Rosinha é mulher de Garotinho. Mas a aproximação dele com o deputado ocorreu na década de 1990.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: